quinta-feira, 22 de outubro de 2026
Saúde

Justiça autoriza recontratação de cubanos do Mais Médicos

A decisão deve beneficiar 1,7 mil intercambistas cubanos que chegaram ao país para trabalhar no programa criado em 2013

Agência Brasilpor em
Justiça autoriza recontratação de cubanos do Mais Médicos
A decisão deve beneficiar 1

A Justiça Federal decidiu autorizar a recontratação de médicos cubanos que atuaram no programa Mais Médicos.Justiça autoriza recontratação de cubanos do Mais MédicosJustiça autoriza recontratação de cubanos do Mais Médicos A decisão foi assinada na sexta-feira (27) pelo desembargador Carlos Augusto Pires Brandão, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), sediado em Brasília, e atendeu ao pedido de reintegração dos profissionais feito pela associação que representa 1,7 mil intercambistas cubanos que ficaram no Brasil.

A entidade argumentou que médicos que chegaram ao país para trabalhar no programa Mais Médicos, criado em 2013 pela então presidenta Dilma Rousseff, não tiveram o vínculo renovado durante o programa Médicos pelo Brasil, criado no governo Jair Bolsonaro.

Segundo a Associação Nacional dos Profissionais Médicos Formados em Instituições de Educação Superior Estrangeiras (Aspromed), os profissionais cubanos selecionados no 20º ciclo do programa tinham contrato de dois anos de forma improrrogável, enquanto o edital para os demais intercambistas previa três anos de trabalho, que poderiam ser renováveis.

Ao analisar os argumentos, o desembargador destacou a importância do programa para o atendimento da população que vive em municípios carentes e para auxiliar na crise humanitária envolvendo os indígenas yanomami.

“O programa permite implementar ações de saúde pública de combate à crise sanitária que se firmou na região do povo indígena yanomami. Há estado de emergência de saúde pública declarado, decretado por intermédio do Ministério da Saúde”, afirmou o magistrado.

Segundo o desembargador, a decisão também envolve questões humanitárias dos médicos cubanos que ficaram no Brasil.

“Mostra-se evidente a quebra de legítima expectativa desses médicos, que, em sua ampla maioria, já constituíram famílias em solo brasileiro. Após contratações juridicamente perfeitas de seus serviços por parte da União, que se prolongaram no tempo, afigura-se verossímil imaginar que os médicos cubanos aqui representados reprogramaram as suas vidas, segundo as expectativas formadas a partir dessas contratações, e parece justo reconhecer que agora pretendem permanecer no Brasil”, concluiu.

No fim de 2018, o governo cubano determinou o retorno dos profissionais após desacordo com declarações do então presidente eleito Jair Bolsonaro em relação a mudanças sobre as regras para que os médicos permanecessem no programa, como realização das provas do Revalida, exame para avaliar os conhecimentos sobre medicina, receber salário-integral e opção de trazer familiares para o Brasil.

No atual governo, o Ministério da Saúde estuda o retorno do programa antigo.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

Datafolha aponta Celina com 59% dos votos válidos no DF

POLÍTICA

Datafolha aponta Celina com 59% dos votos válidos no DF

Pesquisa mostra Leandro Grass com 41% e indica que 90% dos eleitores já definiram o voto a três di...
TSE acata pedido de Flávio e pede a Meta relatório sobre ‘Exército do Lula’

eleições 2026

TSE acata pedido de Flávio e pede a Meta relatório sobre ‘Exército do Lula’

Kassio Nunes Marques solicitou que a plataforma apresente um relatório técnico sobre o funcionamen...
Celina destaca novo centro para crianças com TEA no DF: “Aquilo que é melhor tem que ser para a população”

POLÍTICA

Celina destaca novo centro para crianças com TEA no DF: “Aquilo que é melhor tem que ser para a população”

Governadora destaca novo centro de referência para crianças autistas e afirma que modelo será amp...
Prefeito de Nova York comemora fim da escala 6×1 no Brasil e relembra encontro com Lula

"Parabéns por essa conquista"

Prefeito de Nova York comemora fim da escala 6×1 no Brasil e relembra encontro com Lula

Zohan Mamdani (Democrata) citou que os trabalhadores americanos lutaram por décadas pelo direito e ...
Prazo para comícios e atividades de campanha termina nesta quinta-feira (22)

Eleições 2026

Prazo para comícios e atividades de campanha termina nesta quinta-feira (22)

TSE também veda publicações e republicações de novos conteúdos produzidos ou alterados por int...
Celina Leão promete manter impostos baixos para combustíveis no DF

ELEIÇÕES 2026 | GDF | Economia

Celina Leão promete manter impostos baixos para combustíveis no DF

Em reunião com representantes do setor de combustíveis no Park Way, candidata também relacionou a...
Petição por checagem ao vivo no debate entre Lula e Flávio Bolsonaro supera 1 milhão de assinaturas

ELEIÇÕES 2026

Petição por checagem ao vivo no debate entre Lula e Flávio Bolsonaro supera 1 milhão de assinaturas

Petição pede que emissora verifique declarações de Lula e Flávio Bolsonaro durante confronto de...
Flávio e Lula

Eleições 2026

Lula tem chance de virar disputa com Flávio no 2° turno? Analistas avaliam

Pesquisa Quaest mostra o senador do PL com 45% das intenções de voto, contra 44% do petista que te...