quinta-feira, 24 de setembro de 2026
Reunião

O encontro entre Ronaldo Caiado e o ministro Fernando Haddad

Convocado pelo ministro da Fazenda, reunião trata de perda de arrecadação de estados

Yago Salespor em
O encontro entre Ronaldo Caiado e o ministro Fernando Haddad
Convocado pelo ministro da Fazenda

Mais uma vez o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), vai ao encontro da estratosfera do Governo Federal sob o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 

O governador se reuniu com o ministro da Fazenda Fernando Haddad nesta terça-feira (7) em Brasília. Na ocasião, Caiado discutiu, acompanhado de outros chefes de executivos estaduais, aspectos da reforma tributária e o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). 

O ministro Fernando Haddad convocou a reunião com o Fórum dos Governadores para tratar das prioridades do Ministério da Fazenda com o intuito de evitar perdas na arrecadação dos estados. 

O principal objetivo da reunião, portanto, foi a redução de alíquotas do ICMS e alternativas para recuperar a arrecadação dos estados. Estiveram, além de Caiado, com Haddad, os governadores Eduardo Leite (PSDB), do Rio Grande do Sul; Tarcísio de Freitas (Republicanos), de São Paulo; Helder Barbalho (MDB), do Pará; Rafael Fonteles (PT), do Piauí; Wilson Lima (União Brasil), do Amazonas; Carlos Brandão (PSB), do Maranhão; e Renato Casagrande (PSB), do Espirito Santo.

Esteve na pauta como principal foco de interesse dos governadores uma compensação pela redução das alíquotas do imposto – que é a principal forma de arrecadação dos estados. Até o momento surgiram algumas possibilidades de alternativas que podem ser discutidas. 

Entre elas, é que a União decida abater dívidas dos estados. E Goiás, segundo o próprio governador Ronaldo, caso não tenha as mudanças que ele foi a Brasília pleitear com outros governadores, pode perder  R$ 2,2 bilhões na arrecadação. Caso haja alterações, esse montante, diz o governo, pode chegar a um valor muito alto: R$ 5,5 bilhões. Esse valor, apenas em 2023. 

Em entrevista à CBN, o governador Ronaldo Caiado foi taxativo: “Ou a União está disposta a perder parte da arrecadação ou vai ser muito difícil uma reforma tributária”. 

É a terceira vez desde que assumiu o terceiro mandato que Caiado esteve com o governo Lula. Caiado esteve com Lula no dia 27 janeiro, onde o governador pôde fazer três pedidos ao chefe do executivo federal. Na ocasião, Lula agradeceu a Caiado por ter contribuído para ,a força-tarefa de identificar e prender envolvidos nos atos antidemocráticos do dia 8 de janeiro deste ano. 

No segundo encontro, Caiado esteve, na segunda-feira (7), com o comandante do Exército do Brasil, o general Tomás Paiva, para discutir parcerias entre o órgão federal e o estado de Goiás na construção de estradas, mais especificamente na GO-213. 

Não se pode esquecer, no entanto, o momento em que o vice-governador, Daniel Vilela (MDB), foi a Brasília a um encontro de emergência com o presidente Lula para discutir ações logo depois dos atos de vandalismo em Brasília no dia 8 de janeiro. O governador estava se recuperando de uma cirurgia cardíaca.

Antes de viajar a Brasília, o governador Ronaldo Caiado esteve em Trindade, cidade da região metropolitana de Goiânia, para inaugurar a segunda etapa das obras do Hospital Estadual de Trindade.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

Na reta final da campanha, Flávio Bolsonaro fará carreata em Goiânia

ELEIÇÕES 2026

Na reta final da campanha, Flávio Bolsonaro fará carreata em Goiânia

Candidato do PL participa de ato com apoiadores neste domingo (27), com concentração no Estádio S...
PF encontra ordem de pagamentos de lobista ligada a Lulinha a servidores de ministério

OPERAÇÃO SEM DESCONTO

PF encontra ordem de pagamentos de lobista ligada a Lulinha a servidores de ministério

Mensagens mostram Roberta Luchsinger orientando operador a transferir valores a integrantes do Minis...
Cappelli propõe contratar 7 mil PMs e retomar patrulhamento com duplas no DF

POLÍTICA

Cappelli propõe contratar 7 mil PMs e retomar patrulhamento com duplas no DF

Candidato do PSB apresentou propostas de segurança e saúde durante agenda no Cruzeiro e na Rodovi�...
Marconi promete restabelecer teto de 40 salários mínimos para RPVs

ELEIÇÕES 2026

Marconi promete restabelecer teto de 40 salários mínimos para RPVs

Candidato ao governo de Goiás participou de sabatina promovida pela OAB-GO nesta quarta-feira (23) ...
Luis Cesar Bueno

ELEIÇÕES 2026

Luis Cesar Bueno defende escala 5×2 e fim da 6×1 em Goiás

Luis Cesar Bueno defende escala 5x2 e fim da 6x1 durante caminhada em Goiás após discurso de Lula ...
Fux cobra Senado por registros de acesso de oito pessoas

Registros

Fux cobra Senado por registros de acesso de oito pessoas

Alcolumbre terá dez dias para informar entradas e saídas de nomes como Vorcaro, Viviane Moraes e L...
arruda

PROPOSTAS | GDF

Arruda diz que pretende cortar gastos para financiar metrô e hospitais no DF

Candidato ao GDF afirma que pretende reduzir despesas com aluguéis e subsídios do transporte para ...
Marconi

ELEIÇÕES 2026

Marconi apresenta propostas para mobilidade e empregos na Grande Goiânia

Candidato ao governo de Goiás participou de carreatas e defendeu obras viárias, habitação, quali...