domingo, 11 de outubro de 2026
Desgaste

Base e oposição reclamam de reunião sem aviso prévio com Jovair Arantes

Ao comentar o assunto, líder do prefeito, Anselmo Pereira, disse que o encontro se resumia a uma “visita de cortesia” por parte do secretário que acabou de assumir

Felipe Cardosopor em
Base e oposição reclamam de reunião sem aviso prévio com Jovair Arantes
Ao comentar o assunto

O entendimento comum nos corredores da Câmara Municipal de Goiânia é de que o Parlamento voltou, de fato, às atividades essa semana — a segunda desde a retomada do recesso. Na sessão da última quarta-feira (8/2) as movimentações foram intensas. O que mais chamou atenção, no entanto, veio de fora para dentro. Pairava no ar uma espécie de indignação coletiva facilmente percebida pelos repórteres que acompanhavam os trabalhos da Casa. O sentimento pode ser traduzido pela visita de Jovair Arantes (Republicanos), novo líder do governo de Rogério Cruz (Republicanos).

“Apareceu sem avisar e ainda mandou convocar todo mundo para uma reunião”, disparou um dos vereadores da base à reportagem. Receoso em ter sido ‘duro’ demais em suas palavras, voltou minutos depois e pediu para não divulgar seu nome caso a frase fosse publicada. Em off, a esmagadora maioria falou sem precedentes. 

“Não fui notificado, fiquei sabendo pela imprensa. No meu entendimento é um péssimo jeito de começar um relacionamento com o Parlamento”, disse um outro vereador. No mesmo momento, um terceiro parlamentar foi chamado pelo vereador que conversava com a reportagem. Ao tomar conhecimento do assunto, também fez questão de expor seu sentimento. “É complicado, acabei de ficar sabendo dessa reunião, aqui, em plenário. Nem na imprensa eu havia visto”, pontuou. 

Os parlamentares possuem um grupo estruturado com os 35 nomes em um aplicativo de mensagens. Questionado se não houve um comunicado da presidência em relação a visita do auxiliar, um deles disparou: “a única mensagem que chegou foi sobre o aniversário do Kitão [vereador Lucas Kitão] que é hoje [quarta-feira, 8]”, disse de maneira descontraída.

Assistindo do alto da mesa diretora a movimentação dos vereadores junto à imprensa, o líder do prefeito, vereador Anselmo Pereira (MDB), se aproximou para também conversar com os jornalistas. Tentou apaziguar. “É uma visita informal. O secretário de governo acaba de assumir e resolveu vir aqui fazer uma visita de cortesia à presidência e a mesa diretora da Câmara. E como a mesa é democrática, faremos o convite para quem estiver aqui para que possam participar da reunião”.

Por volta das 11h, Jovair chegou. Em entrevista coletiva, apresentou uma versão diferente da história. “O convite tem que partir do presidente da Casa, quem comanda é o presidente. Eu não cometeria um ato de ingerência justamente no meu primeiro contato com a Casa. Fui convidado pelo Romário para vir e falar com os vereadores e vou trabalhar para ter uma base forte e nos dê respaldo”. 

Em outro trecho ele resumiu o objetivo da visita. “Estamos buscando uma relação próxima, amigável e que possa render frutos para a cidade de Goiânia. Onde não há acordo entre Câmara e Executivo quem pede é a cidade e não queremos que Goiânia perca absolutamente nada”. Ele lembrou das tantas obras que o prefeito pretende entregar esse ano e ano que vem. “São 1.7 bi aplicados nas mais diversas áreas e queremos a parceria da Câmara em todos os sentidos”, pontuou.

Quanto ao clima de tensão que pauta a relação entre os Poderes, Jovair disparou: “Isso faz parte do conteúdo político. A política é rica em diferenças e acertos. Os acertos são maiores e o que vamos buscar é o diálogo. A parcialidade não convém para nenhum dos dois lados. Sem contar que a população tem que ter a certeza que tem bons representantes na Câmara, e tem. Queremos ajudar nessa harmonia entre o Executivo e Legislativos. Rogério e Romário são dois homens que pensam na cidade e querem Goiânia funcionando”, pontuou.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

celina leão

ELEIÇÕES NO DF

Celina Leão denuncia panfleto com número errado no DF

Governadora afirma que vai encaminhar o material à Polícia Federal para identificar os responsáve...
Flávio Bolsonaro faz moto-carreata em São Gonçalo e pede votos para o segundo turno

ELEIÇÕES 2026

Flávio Bolsonaro faz moto-carreata em São Gonçalo e pede votos para o segundo turno

Candidato do PL participou de ato com o governador eleito Douglas Ruas e o prefeito Capitão Nelson
TSE dá 48 horas para Meta explicar suposta restrição a conteúdo da campanha de Lula

ELEIÇÕES 2026

TSE dá 48 horas para Meta explicar suposta restrição a conteúdo da campanha de Lula

Decisão atende a ação da coligação de Luiz Inácio Lula da Silva, que acusa a empresa de tentat...
Fábio Faria diz em áudio que presença de Moraes seria risco em viagem à Bahia

CASO VORCARO

Fábio Faria diz em áudio que presença de Moraes seria risco em viagem à Bahia

Faria propôs manter a viagem no feriado de 7 de setembro apenas com o grupo, ao afirmar que a prese...
Celina Leão

SAÚDE NO DF

Celina Leão anuncia ampliação do pronto-socorro do Hospital de Brazlândia

Obra de reforma e ampliação deve elevar a capacidade de atendimento da unidade
Celina Leão promete auxílio a catadores após incêndio atingir galpão no DF

DISTRITO FEDERAL

Celina Leão promete auxílio a catadores após incêndio atingir galpão no DF

Governadora determinou levantamento dos prejuízos e reunião com representantes das cooperativas pa...
Carla Zambelli

JUSTIÇA

Justiça italiana marca para outubro audiência sobre extradição de Carla Zambelli

Ex-deputada é alvo de pedido de extradição para cumprir pena de 5 anos e 3 meses por perseguiçã...
Douglas Ruas é eleito governador do Rio de Janeiro após Justiça Eleitoral anular votos de Garotinho

Eleições 2026

Douglas Ruas é eleito governador do Rio de Janeiro após Justiça Eleitoral anular votos de Garotinho

Anulação de 274 mil votos muda resultado da eleição e confirma Douglas Ruas no Rio