Após transtornos aos ciclistas, Goinfra remove guard rail construído sobre ciclovia da GO-020
Em um vídeo publicado nas redes sociais, um ciclista denunciou o transtorno causado pela construção
A Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) determinou na tarde de quinta-feira (9/2) a retirada de um trecho do guard rail construído sobre a ciclovia da GO-020, na entrada do condomínio Jardins França. Ciclistas que circulam pela via alegaram que a construção dificultava o tráfego das bicicletas entre Goiânia e Bela Vista de Goiás.
Em um vídeo publicado nas redes sociais, um ciclista denunciou o transtorno causado pela construção, afirmando que era obrigado a descer da bicicleta e “pular” o guard rail para seguir o trajeto.
A contenção de segurança havia sido feita na entrada de um condomínio horizontal em construção, um dos muitos que surgiram na região nos últimos anos. “Dá para ver que não colocaram nem uma placa avisando o ciclista para diminuir a velocidade. Isso está muito perigoso, é uma irresponsabilidade dos órgãos públicos permitir esse tipo de coisa”, alegou o ciclista no vídeo.
Confira:
As imagens foram registradas há cerca de duas semanas por Alessandro Borgomanero, de 55 anos. Há cinco anos ele incluiu o ciclismo como um hábito de vida. Em contato com o jornal O Hoje, Alessandro disse que ficou indignado ao constatar a parede metálica sobre a ciclovia. “Precisamos sair da bicicleta, passá-la por cima do guard rail e depois continuar. E do outro lado a mesma coisa, um outro guard rail menor”, disse.
Para Alessandro, o projeto da proteção havia sido mal feito, ignorando o fluxo de tráfego dos ciclistas. “É um desrespeito e um erro grave. A noite fica mais perigoso ainda, pela iluminação reduzida e risco de colisão”, alegou.
Para além da pista às margens da GO-020, ciclovias e ciclofaixas de Goiânia também são alvos de críticas recorrentes por parte dos ciclistas, que apontam problemas estruturais e falta de conservação por parte do Poder Público. “Geralmente o que a gente vê é a má conservação das pistas, com buracos e falhas no asfalto das ciclovias, e isso é muito comum. As ruas de Goiânia já estão em situação péssima, imagina as ciclovias”, expõe o ciclista.
Leia também:
- Em cinco anos, capital criou apenas 22 km de ciclovias
- Ciclistas denunciam falta de infraestrutura e fiscalização nas ciclovias de Goiânia
Solução
A reportagem pediu posicionamento da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), responsável pela administração das rodovias goianas, solicitando informações sobre o guard rail e estudos técnicos que justificavam sua construção. Em nota, o órgão informou que a grade de proteção foi instalada sem autorização e, por esse motivo, foi retirada na tarde de ontem (9/2).
Nota:
As defesas foram instaladas de forma irregular, sem a autorização da Goinfra. Assim que a agência foi notificada, nossa equipe de sinalização viária acionou os responsáveis pela implantação e determinou a retirada imediata do bloqueio, que foi realizada no mesmo dia, na tarde desta quinta-feira (09/02).