O Hoje, O melhor conteúdo online e impresso - Skip to main content

terça-feira, 27 de agosto de 2024
PublicidadePublicidade
Câmara municipal

Publicada lei que prevê relatório da prefeitura de Goiânia sobre emendas impositivas

Autor do projeto, vereador Bokão diz que o intuito é garantir mais autonomia ao Legislativo na capital

Postado em 10 de fevereiro de 2023 por Francisco Costa
Publicada lei que prevê relatório da prefeitura de Goiânia sobre emendas impositivas
Autor do projeto

A Mesa Diretora da Câmara de Goiânia, por meio do presidente Romário Policarpo (Patriota), publicou na noite de quinta-feira (9) uma emenda à Lei Orgânica do Município que obriga a prefeitura de Goiânia a enviar, a cada dois meses, um relatório detalhado com as informações sobre o cumprimento e execução das emendas impositivas. A matéria é do vereador Anderson Sales Bokão (sem partido).

Vale citar, o texto passou na Casa em segunda e definitiva votação no último dia 1º de fevereiro. Por se tratar de emenda à Lei Orgânica, esta não depende da sanção do prefeito Rogério Cruz (Republicanos).

Agora promulgado, o texto que acresce o parágrafo 17 ao artigo 138 da Lei prevê ao Poder Executivo da capital o encaminhamento bimestral à Câmara de relatório detalhado com as informações sobre o cumprimento e execução das emendas individuais aprovadas. Inclusive, com a data de início da efetivação da emenda individual. Além disso, quando houver destinação para obras, será preciso constar o cronograma de execução.

Como justificativa, Bokão diz que o intuito é garantir mais autonomia ao Legislativo na capital. “Apesar do caráter impositivo, as emendas individuais não são efetivamente cumpridas, o que gera desgaste com a comunidade que vê a expectativa de usufruir de direito ou bem público frustrada. Além disso, também ressaltei a falta de respostas concretas quanto ao pagamento das emendas. Até o momento, nem as de 2021, nem as de 2022 foram pagas pelo executivo. Sigo trabalhando por uma política de resultados para nossa população”, afirma.

Destaca-se, o atraso nas emendas impositivas é uma das principais queixas dos parlamentares da capital. Nesta semana, o secretário municipal de Governo de Goiânia, Jovair Arantes, garantiu que a execução destas ocorrerá da maneira mais rápida possível. O titular da pasta se reuniu com 32 dos 35 vereadores da Casa.

“[O pagamento das] emendas impositivas são obrigação do prefeito. Esses recursos são destinados pelos vereadores nas suas áreas de atuação. Precisa haver rapidez na execução desses projetos. Para isso, a Controladoria criou uma cartilha para que os vereadores e equipe possam acelerar o processo para que essas emendas podem chegar mais rápido aos eleitores”, expôs o titular da pasta.

Ainda segundo ele, a prefeitura terá datas destinadas a receber demandas dos parlamantares.

Vale citar, Jovair foi nomeado pelo prefeito Rogério Cruz para melhorar o clima entre o Executivo e o Legislativo. A administração passa por desgastes e o gestor municipal visa melhorar as relações, a fim de se cacifar para disputar a reeleição em 2024.

Veja também