Alego analisa projeto em que pode implementar Colégio Militar em Nova Veneza
O texto do deputado Adailton (PRTB) está na CCJ e caso passe no colegiado, ainda segue para votação no plenário
A cidade de Nova Veneza, deve ganhar seu primeiro colégio militar. Isso porque a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) analisa um projeto que pode transformar em escola militar o Colégio Estadual Francisco Alves. O texto do deputado Coronel Adailton (PRTB) está na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e caso passe no colegiado, ainda segue para votação no plenário.
O intuito principal do texto é alterar a Lei n° 19.651, de 12 de maio de 2017, ao qual dispõe a criação de novos CEPMGs nos municípios. No artigo fica determinado que a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e o Comando de Ensino Policial Militar do Comando-Geral da Polícia Militar serão os principais responsáveis por adotar as medidas administrativas necessárias para o total funcionamento da unidade.
Além disso, na justificativa, o deputado diz ser de grande importância a alteração, uma vez que “os colégios militares são exemplos de ensino público com qualidade, calcados na ética, disciplina, cidadania, civismo, respeito e no resgate dos verdadeiros valores familiares”. Ele afirma, ainda, que estas unidades oferecem as condições ideais ao corpo docente, que atuará com o apoio de policiais e bombeiros militares.
No entanto, para isso acontecer, o projeto ainda depende da definição de um relator. Depois disso, ela é votada na Câmara dos Deputados e, se aprovada, vai a plenário. Passando em duas votações, ela segue para sanção da governadoria.
Veja: Bancadas partidárias definem seus líderes na Alego