Startup goiana de saúde é vice-campeã em competição do BNDES
Empresa visa ofertar medicina semipresencial com diferenciais para os pacientes
A startup goiana “medicou.net” ganhou o segundo lugar no Programa BNDES Garagem, na última quarta-feira (8/2). Na competição, outras 6 empresas participaram, todas na categoria de estágio tração, isto é, que já obtém faturamento e buscam crescimento. A ação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) foi realizada de formal presencial no Rio de Janeiro, recebeu o nome de Demoday e era referente à edição de 2022.
O Programa BNDES Garagem já ocorreu em anos anteriores, com início em 2018. A ideia por detrás dessa iniciativa é desenvolver e incentivar o empreendedorismo no Brasil, sobretudo oferecendo apoio a startups. Durante a competição, as empresas apresentam seus negócios para uma banca de especialistas, a qual julga pelos critérios de impacto socioambiental, qualidade de apresentação e modelo de negócio. A iniciativa melhor avaliada ganha um prêmio de R$ 30 mil reais.
Nesta edição de 2022, a startup medicou.net, uma idealização do doutor Marcus Lobo e da doutora de Giselle Pulice, ficou sem o primeiro lugar por questões de décimos, segundo a equipe da empresa. Esse empreendedorismo de origem goiana está no mercado há pouco mais de um ano e meio e oferta um serviço de medicina semipresencial. Em funcionamento, a empresa conta com um técnico de enfermagem que faz atendimento a domicílio ou em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e, com os exames realizados, a consulta com o médico é feita online.
Em entrevista para O Hoje, Giselle Pulice, idealizadora e responsável pelo marketing da medicou.net, comentou sobre a importância da startup para o cenário da medicina brasileira. Para ela, o modelo semipresencial que ofertam é uma forma de cobrir os espaços que ainda sofrem com vazios assistenciais na área da saúde. A médica ainda pontua que esse diferencial se vale, principalmente, por realizarem um check-up geral do paciente: com exames de coração, pulmão, garganta, ouvido e pele, por exemplo.
“Estamos muito felizes e orgulhosos com o resultado. Sermos vice-campeões de um programa tão importante e renomado, concorrendo com tantas empresas de peso com impacto social, foi uma honra. Estamos inspirados a continuar”, declarou ainda a doutora.