O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 22 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
Pedido

Kajuru entra com representação contra presidente do BC por omissão em garimpo ilegal

Kajuru cobra investigação do Ministério Público Federal (MPF)

Postado em 15 de fevereiro de 2023 por admin
Kajuru entra com representação contra presidente do BC por omissão em garimpo ilegal
Kajuru cobra investigação do Ministério Público Federal (MPF). | Foto: Waldemir Barreto / Agência Senado

O senador Jorge Kajuru (PSB-GO) apresentou ao procurador-geral da República (PGR), Augusto Aras, uma representação contra o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, por suposta omissão na regulação do mercado de ouro no país. Kajuru cobra investigação do Ministério Público Federal (MPF).

“Fica claro que o mercado financeiro é parte da máquina destruidora do garimpo ilegal e, portanto, o Banco Central, como órgão regulador, foi omisso diante do avanço desse tipo de atividade no Brasil”, escrevu Kajuru.

Um dos argumentos usados pelo senador é de que Campos Neto foi alertado pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), em julho de 2022, sobre o volume de ouro ilegal em circulação no país, não tendo tomado providências.

Além disso, o Banco Central teria adquirido cerca de R$ 17 bilhões em reservas minerais em 2021, quantidade que poderia viabilizar a lavagem de ouro extraído ilegalmente.

O parlamentar ainda pede uma investigação sobre cinco Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários (DTVMs) que ele suspeita de operar no mercado com ouro extraído ilegalmente no país. Para ele, “se tais fatos forem comprovados, o Bacen será, simultaneamente, omisso e beneficiário do garimpo ilegal.”

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também