terça-feira, 21 de abril de 2026
Mudança urgente

Recomposição de comissão que acompanha crise Yanomami é solicitada por Conselho Indigenista

Comissão foi formada no último dia 15

Ana Júlia da Cruz Costapor Ana Júlia da Cruz Costa em 23 de fevereiro de 2023
Comissão foi formada no último dia 15
Comissão foi formada no último dia 15 | Foto: Reprodução Fernando Frazão/Agência Brasil

O Conselho Indigenista Missionário (Cimi) formalizou o pedido de recomposição da Comissão Externa Temporária que acompanha a crise no território indígena Yanomami, nesta quinta-feira (23). Segundo a entidade, a solicitação se dá, pois três senadores que integram a comissão “têm envolvimento explícito na defesa do garimpo” dentro da terra Yanomami.

A comissão em questão foi criada pelo Senado Federal, no dia 15 de fevereiro. Os senadores que a compõem são: Chico Rodrigues (PSB-RR), presidente da comissão; Eliziane Gama (PSD-MA), vice-presidente; Hiran Gonçalves (PP-RR), relator; Humberto Costa (PT-PE) e Mecias de Jesus (Republicanos-RR).

De acordo com a nota publicada pelo Cimi, a participação dos três senadores de Roraima, os quais supostamente têm envolvimento com o garimpo dentro da terra Yanomami, “deslegitima e desvirtua a missão da Comissão Externa”. A entidade demonstrou-se aliada às manifestações de outras organizações indígenas e enfatizou que considera a presença dos parlamentares no grupo “um escárnio e um desrespeito aos povos indígenas”.

Humberto Costa, um dos membros da comissão, disse, por meio de nota, que solicitará ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, a ampliação do número de integrantes da comissão, a fim de que ela se torne mais representativa.

Até o momento, os senadores Chico Rodrigues e Hiran Gonçalves não se pronunciaram.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.