terça-feira, 21 de abril de 2026
Supremo

Alckmin diz que indicação de mulher negra ao STF seria “extremamente positiva”

Entidades e juristas têm feito pressão para que a próxima indicação do presidente Lula tenha esse perfil

Francisco Costapor Francisco Costa em 14 de março de 2023
Alckmin tem agenda em Goiás nesta sexta
Alckmin diz que indicação de mulher negra ao STF seria "extremamente positivo"

Vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB) afirmou que seria “extremamente positiva” a indicação de uma mulher negra para ministra do Supremo Tribunal Federal (STF). Entidades e juristas têm feito pressão para que a próxima indicação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tenha esse perfil.

A Associação Brasileira de Juristas pela Democracia, o Instituto Marielle Franco, a Coalizão Negra por Direitos, o Grupo Prerrogativas e outras fazem parte desse grupo. “Evidentemente, há muitas mulheres negras com notório saber jurídico e reputação ilibada, que assim preenchem os requisitos constitucionais para serem ministras do STF”, diz trecho de um manifesto.

Alckmin, por sua vez, argumenta que “sempre que nós pudermos ampliar a presença das mulheres, é extremamente positivo. E também a presença negra, é importante e relevante”. A fala foi dada à jornalistas após evento da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos. Ele reforçou, contudo, que cabe ao presidente indicar e o Senado decidir, mas emendou: “Nós somos um País de miscigenação, formado por raiz africana.”

O presidente Lula poderá indicar dois ao STF em seu mandato, ambos em 2023. Rosa Weber e Ricardo Lewandowski farão 75 anos nos próximos meses e se aposentam compulsoriamente.

Lewandowski será o primeiro. Ele se aposenta em 11 de maio. Weber, em 2 de outubro. Um dos nomes que tem sido repercutido para ministro – e gerado críticas pela proximidade com Lula – é o do advogado Cristiano Zanin. Ele defendeu o presidente em processos da Lava Jato e é amigo do petista.

Durante a campanha, o presidente afirmou que não gostaria de “amigo em nenhuma instituição”. Além disso, no debate da Folha disse que “não é prudente, não é democrático um presidente da República querer ter os ministros da Suprema Corte como amigos. Eu acho que a Suprema Corte tem que ser escolhida por competência, por currículo, e não por amizade”. Apesar disso, já sinalizou que poderia indicar Zanin.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags: