terça-feira, 6 de outubro de 2026
Prognósticos

Velhas fórmulas de Lula e PT não detêm avanços da direita no País

Velhas fórmulas do PT já não funcionam e nem detêm avanços do campo da direita

Wilson Silvestrepor em
|
Ex-Presidente Luiz Incio Lula da Silva particpa do Seminário sobre Educaçao Pública Desenvolvimento e Soberania Nacional, no CICB. Brasília, 09-10-2017. Foto: Sérgio Lima/PODER 360|Ex-Presidente Luiz Incio Lula da Silva particpa do Seminário sobre Educaçao Pública Desenvolvimento e Soberania Nacional, no CICB. Brasília, 09-10-2017. Foto: Sérgio Lima/PODER 360

Os prognósticos do PT e seus consorciados que deram a vitória ao presidente Lula não conseguiram deter o avanço da direita no País e muito menos sepultar o bolsonarismo. Sem um projeto de Estado que sinalize à sociedade que haverá ganhos para todos e não só para a patuleia do andar de baixo, dificilmente o governo Lula terá maioria no Congresso.

Ao completar 100 dias à frente do País, Lula tenta repetir o passado com uma narrativa exalando naftalina e desprovida de realidade. Parece que está mais preocupado em limpar a sua biografia do que recolocar o País nos trilhos do desenvolvimento. Ao correr atrás da mirabolante indicação ao Prêmio Nobel da Paz intermediando o conflito Rússia-Ucrânia, além de não ser levado à sério pela comunidade internacional, ainda alimenta seus opositores da direita.

O ato de comparar os 100 dias de Lula com os do governador de São Paulo é uma demonstração de que não tem nada a comemorar. Por trás do ato político, comparando o Governo Federal com um Estado, só fortalece o governador paulista, Tarcísio de Freitas (Republicanos), como potencial candidato a presidente em 2026. Esse erro também fortalece os partidos de direita que dominam o Congresso, onde Lula trava uma batalha para ter maioria.

Velhas fórmulas do PT já não funcionam e nem detêm avanços do campo da direita.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags: