sexta-feira, 1 de maio de 2026
Apagão

Linha de transmissão desligou “milissegundos” antes de apagão, diz Eletrobras

A empresa avaliou que o desligamento da citada linha de transmissão, de forma isolada, não seria suficiente para a abrangência

Rodrigo Melopor Rodrigo Melo em 17 de agosto de 2023
Adult electrical engineer inspect the electrical systems at the equipment control cabinet. Installation of modern electrical station
Adult electrical engineer inspect the electrical systems at the equipment control cabinet. Installation of modern electrical station

A Eletrobras informou, na noite desta quarta-feira (16), que identificou o desligamento da linha de transmissão 500kV Quixadá-Fortaleza por atuação indevida do sistema de proteção, milissegundos antes do apagão da manhã de terça-feira (15).

Na ocasião, uma queda de energia atingiu todas as regiões do país, inclusive no Estado de Goiás. O Norte e o Nordeste foram os mais prejudicados e a normalização do sistema elétrico demorou mais nos estados dessas regiões do que nas outras partes do país.ebcebc

A empresa avaliou que o desligamento da citada linha de transmissão, de forma isolada, não seria suficiente para a abrangência e repercussão sistêmica do ocorrido. As redes de transmissão do SIN são planejadas pelo critério de confiabilidade “n-1”. Assim, em caso de desligamento de qualquer componente, o sistema deve ser capaz de permanecer operando sem interrupção do fornecimento de energia.

Em nota, a Eletrobras avaliou “que a manutenção dessa linha de transmissão está em conformidade com as normas técnicas associadas”.

A empresa assegura que continua colaborando para a identificação das causas do apagão e dos motivos que levaram aos desligamentos ocorridos no SIN, sob a coordenação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). (Com informações da Agência Brasil)

Leia também: Dino pretende enviar à PF pedido do Ministério das Minas e Energia

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags: