segunda-feira, 2 de novembro de 2026
PL

Comissão aprova taxação de fundos exclusivos e investimentos offshore

O projeto de lei teve o relatório favorável do senador Alessandro Vieira (MDB-SE)

Luan Monteiropor em
Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) realiza reunião deliberativa com 11 itens. Entre eles, o PL 4.173/2023, que tributa investimentos de pessoas físicas no exterior e antecipa imposto em fundos fechados. 

Mesa: 
senador Jaques Wagner (PT-BA);
presidente da CAE, senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO).

Bancada:
senador Eduardo Girão (Novo-CE); senador Efraim Filho (União-PB); senador Izalci Lucas (PSDB-DF); senador Alessandro Vieira (MDB-SE).

Foto: Pedro França/Agência Senado
Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) realiza reunião deliberativa com 11 itens. Entre eles, o PL 4.173/2023, que tributa investimentos de pessoas físicas no exterior e antecipa imposto em fundos fechados. Mesa: senador Jaques Wagner (PT-BA); presidente da CAE, senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO). Bancada: senador Eduardo Girão (Novo-CE); senador Efraim Filho (União-PB); senador Izalci Lucas (PSDB-DF); senador Alessandro Vieira (MDB-SE). Foto: Pedro França/Agência Senado

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), aprovou nesta quarta-feira (22/11) a taxação dos fundos exclusivos e de investimentos no exterior segue para o Plenário. O projeto de lei (PL) 4.173/2023, de iniciativa da Presidência da República, teve o relatório favorável do senador Alessandro Vieira (MDB-SE). Ele inseriu emenda do senador Rodrigo Cunha (Podemos-AL) como parte de acordo para a votação da matéria, que segue para a análise do Plenário.

Alessandro  observou que a proposta trata de justiça tributária, apesar de, pelo texto, a taxação dos lucros nesses investimentos em fundos fechados e offshore ficar em 15%, abaixo, portanto, da carga tributária dos assalariados, que pode chegar a 27,5%.

O PL 4.173/2023, que faz parte do pacote do governo Lula para zerar a meta fiscal em 2024, já foi aprovado pela Câmara dos Deputados. Se o Senado mudar o texto, o projeto voltará à análise dos deputados.

Com informações Agência Senado

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags: