Com alerta de tsunami, emissora japonesa dá alerta em português: “Fuja”
No alerta, um apresentador do canal aparece em cena enquanto segura uma placa com a frase em português: “Por favor, fuja o mais rápido possível para salvar sua vida”
Um alerta feito ao vivo pela emissora japonesa Sun TV nesta terça-feira (2/1) viralizou nas redes sociais em meio aos brasileiros. No alerta, um apresentador do canal aparece em cena enquanto segura uma placa com a frase em português: “Por favor, fuja o mais rápido possível para salvar sua vida”.
O comunicado, feito na língua portuguesa, ocorreu após o Japão emitir alertas de tsunami em regiões litorâneas do país. No início da manhã, o risco era de “grande tsunami”, o nível mais alto usado pela Agência Meteorológica do Japão, para as regiões de Niigata, Toyama, Yamagata, Fukui, Hyogo e outras localidades ao longo da costa do país.
No risco de “grande tsunami”, as ondas poderiam chegar a 3 metros. Já no início da tarde, o nível de alerta foi reduzido, tendo sido classificado como “aviso de tsunami”, para risco de ondas de até 1 metro.
Terremoto
Os alertas de tsunami foram emitidos após um terremoto de magnitude 7,6 atingir o país. O abalo foi medido pelo serviço meteorológico japonês, enquanto o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) classificou a magnitude em 7,5.
Ainda de acordo com a emissora, até o momento já foram contabilizados pelo menos 4 mortos em decorrência dos terremotos. O Itamaraty disse que não há, até o momento, brasileiro feridos no país.