Goiânia lidera ranking entre as cidades com menor índice perda de água
Um grande destaque, segundo o levantamento, é a redução da perda de volume nos sistemas de distribuição de água
No ano passado, Goiânia teve um aumento no indicador de perda de água, no mês de julho o percentual era de 18% e agora é de 19,5%. Porém, mesmo assim Goiânia segue como destaque entre capitais com o menor índice quando o assunto é a perda do recurso natural durante a distribuição.
O levantamento foi divulgado pelo Paço Municipal na última segunda-feira (1º), e nele foi citado que Goiânia conquistou avanços notáveis em saneamento nos últimos anos. “Com uma população que ultrapassa 1,5 milhão de habitantes, a cidade se destaca por fornecer água tratada para 99% de seus cidadãos. Além disso, a coleta de esgoto atinge 93,4%, e aproximadamente 72,5% do esgoto gerado é devidamente tratado. Este índice demonstra o comprometimento com a saúde pública”, aborda o documento.
Um grande destaque, segundo o levantamento, é a redução da perda de volume nos sistemas de distribuição de água, que agora está com 19,5%, média essa que é inferior à nacional, que é de 40,3%. Com esses números a capital passa a ser destaque, indicando uma gestão eficiente e sustentável dos recursos hídricos.
O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, celebrou o reconhecimento que a capital recebeu, e destacou a importância da redução das perdas para garantir o abastecimento aos goianienses, durante a estiagem. “Estamos falando não apenas em economia e responsabilidade ambiental, mas também na regularidade do abastecimento no período de estiagem”, ressalta.