quinta-feira, 8 de outubro de 2026
Check-up

Internação ‘salva’ Caiado de constrangimento com ato que lembra 8 de janeiro

Governador vai passar por procedimento de exames para saber situação de cirurgia cardíaca enquanto Lula relembra ato golpista em Brasília no dia 8 de janeiro

Izadora Resendepor em
Internação ‘salva’ Caiado de constrangimento com ato que lembra 8 de janeiro

A narrativa dos atos terroristas do dia 8 de janeiro ganha mais um contorno ideológico este ano diante da expectativa para a disputa eleitoral de 2026. Enquanto Lula e a ala mais à esquerda da política brasileira querem relembrar o ato golpista, a ala mais à direita quer distância do “evento”. Principalmente governadores que, por enquanto, vislumbram o Palácio do Planalto. 

Muitos dos quais já adiantaram que não vão participar do ato, como o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), que tem buscado visibilidade com discurso – ainda mais – conservador. Caiado vai internar-se a partir do dia 6 de janeiro para um check-up do primeiro ano de sua cirurgia cardíaca, que fez em dezembro de 2022 no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo.

Antes de o governo Lula enviar convites aos governadores, no entanto, aqueles ligados à oposição usaram subterfúgios para escaparem de qualquer relação com o ato. Alegaram férias ou motivos pessoais. 

Outro governador que afirmou não comparecer é o mandatário de São Paulo, Tarcisio de Freitas. Freitas afirmou à CNN que ele vai estar em viagem a Europa durante o 8 de janeiro. 

Romeu Zema, governador de Minas Gerais, está de férias e sua presença é incerta, conforme a assessoria de imprensa do governo estadual. Ele teria que interromper o recesso, mas ainda não há decisão sobre o assunto.

Os governadores do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, e do Paraná, Ratinho Junior, ainda não confirmaram se vão participar. O governador de Santa Catarina, Jorginho de Mello, um dos mais próximos a Jair Bolsonaro, também não deve estar presente.

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, que chegou a ser investigado pelos ataques golpistas, já havia informado que não compareceria.

Tarcisio de Freitas tem sido criticado por eleitores – agora seguidores do ex-presidente – Bolsonaro por posar ao lado de Lula, como no lançamento do PAC. Indispensável, costumam dizer lideranças ligadas ao governador que foi ministro de Bolsonaro já que o estado de São Paulo tem se beneficiado do PAC com obras. 

Vale lembrar que estes governadores citados são costumeiramente vistos como nomes à direita para contrapor à agenda lulopetista, de esquerda e progressista no pleito de 2026. Entre eles, Ronaldo Caiado. O motivo inclusive de, todos, não quererem nem um pouco associação às críticas ao ato de 8 de janeiro por ser considerado, pela militância bolsonarista, a ação que, além de ter sido a mais desajustada, que mais os deixou vulneráveis. 

O  presidente Lula convocou os ministros para estarem em Brasília no dia 8 de janeiro, para um ato alusivo aos ataques golpistas que resultaram na invasão e depredação das sedes dos três poderes. A convocação ocorreu na quarta-feira (20), durante a última reunião ministerial convocada por Lula antes do recesso do final de ano.

“Nós estamos tentando convocar um ato que vai ser convocado por mim, pelo presidente da Suprema Corte, pelo presidente do Senado e pelo presidente da Câmara”, disse Lula durante reunião dele no Palácio do Planalto. 

Lá estava o ministro da Justiça, Flávio Dino , que, após ser indicado por Lula para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), já teve o nome aprovado pelo Senado. Flávio Dino, que atuou na linha de frente de identificação e punição aos responsáveis pela invasão à sede dos três poderes, tomou posse na Suprema Corte justamente no dia 8 de janeiro.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

celina leão

ELEIÇÕES 2026 | GDF

Celina Leão mira segundo turno com obras, emprego e proteção às mulheres no DF

Em agenda em Planaltina, candidata à reeleição falou sobre mudanças na estratégia para a nova e...
Flávio Bolsonaro

Eleições 2026

Flávio Bolsonaro articula apoio de diretórios do MDB no segundo turno

Senador conversa com Baleia Rossi e busca reunir pelo menos 17 dos 27 diretórios estaduais da legen...
Moraes e Eduardo

Mandado de prisão

Moraes determina prisão de Eduardo Bolsonaro e início do cumprimento da pena

Ex-deputado foi condenado a 4 anos e 2 meses, em regime inicial semiaberto, por coação no curso do...
Maria de Lourdes Abadia declara apoio a Celina Leão: “Ela vai cuidar do DF”

POLÍTICA

Maria de Lourdes Abadia declara apoio a Celina Leão: “Ela vai cuidar do DF”

Ex-governadora declarou apoio à candidata ao GDF nesta quinta-feira (8) e destacou compromissos com...
votação

ELEIÇÕES 2026

Perdeu a votação? Veja como justificar ausência nas eleições

Eleitor que não votou no primeiro turno tem até 3 de dezembro para justificar a ausência sem paga...
Professor Alcides

FIM DA CARREIRA

Professor Alcides encerra carreira política após não se reeleger

Deputado comunicou a assessores que encerrará a parceria em 31 de dezembro e pretende voltar à doc...
Aliados de Flávio admitem negociação com Moraes

"Gesto concreto"

Aliados de Flávio admitem negociação com Moraes

Grupo próximo ao candidato vê espaço para recuo no impeachment se ministro fizer "gestos" antes d...
celina leão

ELEIÇÕES 2026 | GDF

Celina Leão eleva tom contra Grass e critica PT antes do 2º turno no DF

Governadora voltou a questionar declarações do adversário sobre o BRB, obras e serviços público...