O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 23 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
Comemoração

Rede Hemo celebra Dia Nacional da Pessoa com Hemofilia nesta quinta-feira (4)

Crianças pacientes da unidade de Goiânia receberão jogos de tabuleiro da Associação Brasileira de Pessoas com Hemofilia (Abraphem)

Postado em 4 de janeiro de 2024 por Redação
Rede Hemo celebra Dia Nacional da Pessoa com Hemofilia nesta quinta-feira (4)

O Dia Nacional da Pessoa com Hemofilia é lembrado em 4 de janeiro, para comemorar a data, a Rede Estadual de Serviços Hemoterápicos (Rede Hemo) preparou um dia especial para as crianças atendidas pela unidade de Goiânia. Na ocasião, serão distribuídos jogos de tabuleiro “Dominando a Hemofilia”, para pacientes com faixa etária de 5 a 11 anos. O evento está previsto para iniciar às 9h e conta com a parceria da Associação Brasileira de Pessoas com Hemofilia (Abraphem).  

O principal objetivo da brincadeira é aumentar o nível de conhecimento da criança e seus familiares sobre a hemofilia, segundo a presidente da Abraphem, Mariana Freire. “A criação e envio deste material é uma forma de favorecer o tratamento e incentivar a terapia familiar. É uma alegria para nós podermos contar com a colaboração dos profissionais do Hemocentro, sobretudo por se disponibilizarem a fazer uma ação específica nesta data tão significativa”, comenta.

Atualmente a Rede Hemo é a única que realiza atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e distribui os medicamentos utilizados no tratamento da doença em Goiás. São 403 pacientes atendidos pela unidade de saúde especializada em tratamentos hemoterápicos, sendo 348 portadores de hemofilia A e 55 hemofilia B. Esses pacientes são atendidos por uma equipe multidisciplinar, composta por médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionista, fisioterapeutas, farmacêuticos e assistentes sociais.

O Hemocentro Coordenador Estadual Prof. Nion Albernaz recebe em média 5 mil frascos de medicamentos de fatores de coagulação por mês, com custo médio mensal de R$ 5,5 milhões, que são  dispensados para os pacientes atendidos na unidade de saúde.

De acordo com as orientações da Rede Hemo, para atendimento, o paciente deve procurar a rede básica de saúde do seu município e solicitar um encaminhamento. Após isso, deve-se aguardar o contato da Secretaria Municipal de Saúde, comunicando a data, a hora e o local de atendimento. O atendimento ambulatorial na Hemorrede Pública de Goiás é somente para pacientes regulados pela Superintendência de Regulação e Políticas de Saúde da Secretaria Municipal de Goiânia – SUREPS/SMS/Goiânia. 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também