O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 23 de novembro de 2024
Acidentes em academias

Acidentes em academia: saiba como prevenir

A população do Brasil é a segunda no ranking mundial que mais frequenta academias

Postado em 5 de janeiro de 2024 por Rauena Zerra

Um estudo conduzido pelo CupomValido em janeiro do ano passado, com informações do IBGE, Numbeo e Statista, constatou que mais de 21% da população brasileira frequenta academias para realizar exercícios físicos. Essa porcentagem é apenas menor do que na Índia, onde corresponde a 24%. 

Nesse sentido, o Brasil ocupa a segunda posição no ranking global dos países que mais utilizam os serviços oferecidos por esses estabelecimentos.

No entanto, a procura por uma vida saudável também demanda precauções indispensáveis. Os incidentes são variados e apenas nesta semana, foram relatados dois casos.

Uma mulher de 29 anos, enquanto estava treinando em um equipamento de musculação para membros inferiores, teve o banco de apoio do aparelho solto e todo o peso de 250 kg caiu sobre suas pernas.

Esse caso ocorreu na quarta-feira (3), em uma academia em Formosa, região próxima ao Distrito Federal.

No último dia 4, um adolescente de 17 anos, chamado Luan Rocha, morreu após passar mal enquanto praticava exercícios em uma academia na cidade de Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza.

Outro incidente que impactou a população foi o do motorista por aplicativo Regilânio da Silva Ináci, que foi atingido nas costas por um equipamento de musculação em Juazeiro do Norte, no estado do Ceará, em agosto do ano passado.

Após ocorrido, ele passou a correr o risco de perder a capacidade de locomoção.

As imagens gravadas pela câmera de segurança da academia 220 Fit revelam que o aluno estava treinando quando decidiu descansar na extremidade de um aparelho. 

Poucos segundos depois, a parte superior da máquina despencou, acertando em cheio os ombros e a coluna de Regilânio.

Cuidados necessários:

A Bacharel em Educação Física, Lusleny Queiroz ressalta que a prática de exercícios sem orientação adequada e execução correta podem acarretar em uma série de complicações, tais como lesões musculares e articulares. Portanto, é primordial obter informações precisas nesse sentido.

Sendo necessário seguir algumas medidas preventivas para evitar acidentes:

1. Esteja atento à conservação e manutenção dos equipamentos.

2. Sempre treine sob a orientação e supervisão de um profissional da área.

3. Respeite seus limites de peso, evitando colocar mais peso do que você é capaz de suportar.

4. Tenha cuidado ao realizar exercícios livres envolvendo barras e halteres, pois muitos acidentes ocorrem devido ao uso inadequado desses equipamentos.

5. Caso você tenha alguma doença ou limitação, como hipertensão ou problemas cardíacos, é extremamente importante informar os professores para que possam elaborar um treino de acordo com suas necessidades.

6. Evite distrações durante o treino, como mexer no celular enquanto se exercita.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também