O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quarta-feira, 22 de janeiro de 2025
PublicidadePublicidade
Dakar 2024

Com carro “improvisado”, brasileiros surpreendem com quinto lugar no Dakar

Equipe formada por piloto, navegador e técnicos do Brasil estreia oficialmente na principal prova do mundo

Postado em 6 de janeiro de 2024 por Vitória Bronzati
Varela e Bozzano em ação nesta quinta:feira: resultado surpreendeu | Foto: Victor Eleutério/Fotop

Começou como um pesadelo, mas aos poucos a equipe Team Brazil, formada por profissionais do país, vai se adaptando à realidade. Nesta sexta-feira, a dupla Rodrigo Varela/Enio Bozzano Junior conquistou o quinto lugar entre os 36 UTVs no prólogo da categoria T4 do Rally Dakar, em uma estreia que surpreendeu a todos devido às condições em que se realizou.

O navio cargueiro que levava o carro e equipamentos do time brasileiro teve sua rota desviada em milhares de quilômetros devido aos ataques de piratas no Mar Vermelho. Com a chegada agora prevista para 16 de janeiro e o Dakar iniciando já nesta sexta-feira, a nova rota imposta ao cargueiro impediria a estreia do piloto Varela e do time na principal corrida off-road do mundo.

A saída foi encontrar um UTV Can-Am que estivesse disponível, fazer as adaptações e enviar para a Arábia Saudita, local da prova. A equipe encontrou um carro em Portugal e o plano funcionou. Mas os equipamentos e peças sobressalentes que seriam usados ainda estão no navio e estão fazendo falta.

“Deu tudo certo. Este quinto lugar é um resultado espetacular diante de todas as atribulações que a equipe tem passado nestes últimos dez dias. Estão todos de parabéns. Agradeço pelo trabalho, noites viradas e por acreditarem que conseguiríamos”, destacou o piloto Rodrigo Varela, que é o atual campeão sul-americano de rally-raid, modalidade na qual se encaixa o Dakar.

O prólogo definiu as posições de largada para a primeira das 12 especiais em que se dividem os 4,727 km cronometrados do Dakar. “A corrida começa neste sábado com uma especial de 405 km. Daqui pra frente vamos ter que andar com o máximo cuidado, porque nos faltam peças sobressalentes. As equipes de ponta trocam diversas peças todos os dias, somente por precaução, pois sabem que há o risco de quebra. Nós não teremos esse luxo, pois nossas peças estão no navio. Mas vamos em frente. A corrida é longa e está apenas começando”, resumiu Enio Bozzano, navegador da equipe, que conta com apoio das empresas Divino Fogão, Can-Am, Motul e Quadrijet.

O melhor tempo entre os UTVs da categoria T4 foi obtido pela dupla francesa formada por Xavier de Soultrait e Martin Bonnet (Sebastien Loeb Racing – Bardahl Team). 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também