O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

domingo, 22 de dezembro de 2024
PublicidadePublicidade
Pequenos leitores

Guia completo de livros importantes para ler na infância

Ideias de livros infantis divididos por idade para pais, tutores e professores.

Postado em 10 de janeiro de 2024 por Luana Avelar

A leitura é uma habilidade fundamental que abre portas para o conhecimento, a imaginação e o desenvolvimento pessoal. Para as crianças, criar o hábito da leitura desde cedo traz uma série de benefícios, como o aumento do vocabulário, o estímulo à criatividade e à imaginação, além de melhorar a capacidade de concentração e compreensão. Ainda, os livros ajudam os pequenos a desenvolverem empatia e habilidades sociais, ao mergulharem em diferentes histórias e perspectivas.

Os pais, tutores e professores desempenham papéis fundamentais ao incentivar a leitura, seja lendo para as crianças, disponibilizando livros interessantes, criando um ambiente propício à leitura em casa ou na escola, e encorajando o hábito de ler regularmente.

Guia completo de livros importantes para ler na infância:

Para crianças pequenas (3-6 anos)

1 – O Grúfalo, Julia Donaldson

Usando de astúcia e imaginação, um ratinho vai criando um monstro terrível e assustador, o Grúfalo, e diverte-se espantando seus predadores. Mas qual não é o seu espanto ao ver sua imaginação personificada à sua frente. O Grúfalo, de Julia Donaldson, é uma divertida fábula sobre os poderes da nossa imaginação. As bonitas ilustrações, de Axel Scheffler, complementam a graça do texto e convidam a acompanharmos o ratinho em seu passeio pela floresta.

2 – Onde vivem os monstros, Maurice Sendak

A obra-prima que revolucionou a história do livro ilustrado celebra 60 de anos de publicação e retorna aos leitores brasileiros.

Quando Max veste sua fantasia de lobo, acaba fazendo tanta bagunça e malcriação que sua mãe o manda dormir sem jantar. Ao entrar no quarto, porém, Max embarca em uma viagem até a ilha onde vivem os monstros. Lá, o menino é nomeado rei e se torna livre para mandar, desmandar e fazer o que bem entender, sem se preocupar com regras impostas por outras pessoas. Mas a alegria do reinado de Max fica estremecida quando o menino sente, do outro lado do mundo, o cheiro de um jantar quentinho… E, assim, ele precisará refletir sobre sua partida (e suas escolhas).
Essa é uma obra primorosa sobre o conflito entre a liberdade desejada pelas crianças e a autoridade imposta pelos adultos, e há gerações ocupa um lugar especial na biblioteca dos pequenos leitores ao redor do mundo. Um dos mais aclamados, premiados, traduzidos e queridos livros ilustrados de todos os tempos, Onde vivem os monstros é um clássico da literatura para crianças que revolucionou a maneira de se pensar e de se fazer o livro ilustrado. Depois de extrapolar as fronteiras do livro para virar filme, ópera e teatro, agora a obra está de volta ao Brasil.

3 – O monstro das cores, Anna Llenas

Nº1 mais vendido na Amazon

Finalmente chega ao Brasil o livro “O monstro das cores”, escrito e ilustrado pela arte-terapeuta Anna Llenas. Publicado originalmente em 2012, o livro vendeu mais de 200.000 exemplares na Espanha e foi traduzido para 16 idiomas! A história estimula as crianças a identificar as diferentes emoções que sentem, como alegria, tristeza, raiva, medo e calma, através de cores. Por sua história cativante, “O monstro das cores” tornou-se o livro de cabeceira de milhares de famílias e educadores.

4 – O pequeno príncipe, Antoine de Saint-Exupéry

Nesta história que marcou gerações de leitores em todo o mundo, um piloto cai com seu avião no deserto do Saara e encontra um pequeno príncipe, que o leva a uma aventura filosófica e poética através de planetas que encerram a solidão humana.

Um livro para todos os públicos, O pequeno príncipe é uma obra atemporal, com metáforas pertinentes e aprendizados sobre afeto, sonhos, esperança e tudo aquilo que é invisível aos olhos. 

5 – O livro errado, Nick Bland

Na divertida obra do premiado autor Nick Bland, o garoto Nicolas Icle tenta contar uma história, mas a cada vez que o pequeno inicia a contação um novo personagem invade a narrativa. E é assim com um elefante, alguns monstros, uma rainha e sua comitiva, um pirata… Não adianta avisar a ninguém de que eles estão no livro errado, pois outros personagens continuam surgindo! Será que o garoto irá conseguir contar sua história antes que o livro termine?

Para crianças maiores (7-10 anos)

1 – Diário de um banana, Jeff Kinney

Greg é um garoto comum de 11 anos que vai à escola e enfrenta os desafios da pré-adolescência como milhões de outros. O que o torna tão especial é a vontade de dividir essas experiências com todo mundo, para o caso de tornar-se rico e famoso quando crescer.

2 – As aventuras do Capitão Cueca, Dav Pilkey

Jorge e Haroldo são vizinhos e estudam juntos na escola Jerome Horwitz. Eles adoram contar piadas e fazer estripulias por onde passam. Mas o que eles mais amam mesmo é escrever histórias em quadrinhos, e juntos inventaram o maior super-herói de todos os tempos: o incrível… Capitão Cueca! Esse destemido guerreiro tem umas manias meio esquisitas quanto ao jeito de se vestir e uma identidade tão secreta que nem ele mesmo sabe quem é, mas está sempre pronto para lutar por justiça – e para fazer você rir até cair!

3 – O mágico de Oz, L. Frank Baum

Um ciclone atinge a casa onde Dorothy vive com os tios e ela e seu cachorro Totó são levados pela ventania e param na Terra de Oz. Por lá, Dorothy faz novos amigos, vive histórias fantásticas e precisa enfrentar seus próprios medos.

“Quando estava na metade do caminho, ouviu-se um grito fortíssimo do vento e a casa sacudiu com tanta força que Dorothy perdeu o equilíbrio e caiu sentada no chão. E então uma coisa muito estranha aconteceu. A casa rodopiou duas ou três vezes e começou a levantar voo devagar, Dorothy teve a sensação de que subia no ar a bordo de um balão.”

Um ciclone atinge a casa onde Dorothy vive com os tios e ela e seu cachorro Totó são levados pela ventania e param na Terra de Oz. Por lá, Dorothy faz novos amigos – o Espantalho, o Lenhador de Lata e o Leão Covarde -, encara perigos, vive histórias fantásticas e precisa enfrentar seus próprios medos. Depois de tantas aventuras, a menina descobre que seus Sapatos de Prata têm poderes mágicos e podem levá-la para qualquer parte. Mas não existe melhor lugar no mundo do que a própria casa.

4 – Pollyanna, Eleanor H. Porter

Conheça as grandes histórias de Pollyanna, a menina que transformava o mundo à sua volta com o seu Jogo do Contente.

No livro que inaugura a série, Pollyanna, órfã de pai e mãe, vai morar com sua tia Polly, uma mulher triste e rancorosa.

Mas a menina se torna um exemplo a ser seguido na pequena cidade. Apesar de todas as dificuldades, Pollyanna segue sua vida aplicando o “jogo do contente” e o ensinando a todos da cidade.

Na continuação da série, Pollyanna Moça, a protagonista é enviada para a “cidade grande” e, em Boston, irá outra vez transformar a vida daqueles ao seu redor por meio de uma atitude positiva.

A encantadora aventura trará ainda gratas surpresas à menina, como o despertar da paixão e a percepção da passagem para a vida adulta.

As histórias de Pollyanna colocaram Porter no panteão dos maiores escritores clássicos norte-americanos e encantam até hoje por seus exemplos de amor e de superação.

5 – Malala, a menina que queria ir para a escola, Adriana Carranca

Nº 1 mais vendido na Amazon

Malala Yousafzai quase perdeu a vida por querer ir para a escola. Ela nasceu no vale do Swat, no Paquistão, uma região de extraordinária beleza, cobiçada no passado por conquistadores como Gengis Khan e Alexandre, o Grande, e protegida pelos bravos guerreiros pashtuns – os povos das montanhas. Foi habitada por reis e rainhas, príncipes e princesas, como nos contos de fadas.

Malala cresceu entre os corredores da escola de seu pai, Ziauddin Yousafzai, e era uma das primeiras alunas da classe. Quando tinha dez anos viu sua cidade ser controlada por um grupo extremista chamado Talibã. Armados, eles vigiavam o vale noite e dia, e impuseram muitas regras. Proibiram a música e a dança, baniram as mulheres das ruas e determinaram que somente os meninos poderiam estudar. Mas Malala foi ensinada desde pequena a defender aquilo em que acreditava e lutou pelo direito de continuar estudando. Ela fez das palavras sua arma.

Em 9 de outubro de 2012, quando voltava de ônibus da escola, sofreu um atentado a tiro. Poucos acreditaram que ela sobreviveria. A jornalista Adriana Carranca visitou o vale do Swat dias depois do atentado, hospedou-se com uma família local e conta neste livro tudo o que viu e aprendeu por lá.

Ela apresenta às crianças a história real dessa menina que, além de ser a mais jovem ganhadora do prêmio Nobel da paz, é um grande exemplo de como uma pessoa e um sonho podem mudar o mundo.

Para pré-adolescentes (11-13 anos)

1 – Harry Potter, J.K. Rowling

A vida do menino Harry Potter não tem um pingo de magia. Ele vive com os tios e o primo, que não gostam nem um pouco dele. O quarto de Harry é, na verdade, um armário sob a escada, e ele nunca comemorou um aniversário sequer em onze anos. Até que, um dia, Harry recebe uma carta misteriosa, entregue por uma coruja: um convite para estudar num lugar incrível chamado Escola de Magia e Bruxaria Hogwarts. Lá ele vai encontrar não só amigos, esportes praticados em vassouras voadoras e magia para todo lado, como também seu destino: ser um aprendiz de feiticeiro até o dia em que terá que enfrentar a pior força do mal, o bruxo que assassinou seus pais. Mas, para isso, Harry precisará passar por uma série de desafios e enfrentar inúmeros perigos.

Em sete livros que se tornaram o maior fenômeno editorial de todos os tempos, com mais de 450 milhões de exemplares vendidos e traduções em 78 idiomas, Harry Potter não é exposto apenas a batalhas e feitiços. Ele precisa superar traições, surpresas e, sobretudo, aprender a lidar com os próprios sentimentos. O amor, a amizade e claro, uma boa dose de magia e imaginação, são os elementos-chave para da maior saga bruxa de todos os tempos.

2 – Percy Jackson e os Olimpianos, Rick Riordan

Em O ladrão de raios, Percy Jackson, um garoto de 12 anos com TDAH, descobre que os deuses do Olimpo estão mais vivos do que nunca e que é filho de Poseidon, o Senhor do Mar. O semideus segue em uma missão para encontrar quem roubou o raio-mestre de Zeus. Com a ajuda do sátiro Grover e de Annabeth, filha de Atena, Percy cruza os Estados Unidos para capturar o ladrão e evitar uma guerra no Olimpo.
Na sequência, O Mar de Monstros, o Acampamento Meio-Sangue está em perigo, e a única coisa capaz de salvá-lo é o Velocino de Ouro. Nossos heróis partem em uma arriscada e incrível viagem pelo Mar de Monstros, onde enfrentarão seres fantásticos, muitos perigos e situações inusitadas.
Em A maldição do titã, terceiro volume da série, um chamado do amigo Grover deixa Percy a postos para mais uma missão: dois novos semideuses foram encontrados, e sua ascendência ainda é desconhecida. Cronos, o Senhor dos Titãs, arquitetou um de seus planos mais traiçoeiros.
No quarto livro, A batalha do Labirinto, para impedir o ataque de Cronos ao acampamento, Percy e seus amigos seguem pelo Labirinto de Dédalo, um interminável universo subterrâneo que, a cada curva, revela as mais temíveis surpresas.
Os semideuses sabem que suas chances de vitória são pequenas, e em O último olimpiano, quinto livro da série, o acirrado combate que pode acarretar o fim da civilização ocidental ganha as ruas de Manhattan. Agora, apenas Percy Jackson e seu exército de heróis podem deter o Senhor do Tempo.

3 – Extraordinário, R. J. Palacio

Nº 1 mais vendido na Amazon

August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade… até agora.

Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.

Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade – um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo tipo de leitor.

4 – As crônicas de Nárnia, C. S. Lewis

Viagens ao fim do mundo, criaturas fantásticas e batalhas épicas entre o bem e o mal – o que mais um leitor poderia querer de um livro? O livro que tem tudo isso é ‘O leão, a feiticeira e o guarda-roupa’, escrito em 1949 por Clive Staples Lewis. Mas Lewis não parou por aí. Seis outros livros vieram depois e, juntos, ficaram conhecidos como ‘As crônicas de Nárnia’.

Nos últimos cinqüenta anos, ‘As crônicas de Nárnia’ transcenderam o gênero da fantasia para se tornar parte do cânone da literatura clássica. Cada um dos sete livros é uma obra-prima, atraindo o leitor para um mundo em que a magia encontra a realidade, e o resultado é um mundo ficcional que tem fascinado gerações.

5 – O Hobbit, J.R.R. Tolkien

Nº 1 mais vendido na Amazon

Bilbo Bolseiro era um dos mais respeitáveis hobbits de todo o Condado até que, um dia, o mago Gandalf bate à sua porta. A partir de então, toda sua vida pacata e campestre soprando anéis de fumaça com seu belo cachimbo começa a mudar. Ele é convocado a participar de uma aventura por ninguém menos do que Thorin Escudo-de-Carvalho, um príncipe do poderoso povo dos Anãos.

Esta jornada fará Bilbo, Gandalf e 13 anãos atravessarem a Terra-média, passando por inúmeros perigos, como os imensos trols, as Montanhas Nevoentas infestadas de gobelins ou a muito antiga e misteriosa Trevamata, até chegarem (se conseguirem) na Montanha Solitária. Lá está um incalculável tesouro, mas há um porém. Deitado em cima dele está Smaug, o Dourado, um dragão malicioso que… bem, você terá que ler para descobrir.

Lançado em 1937, O Hobbit é um divisor de águas na literatura de fantasia mundial. Mais de 80 anos após a sua publicação, o livro que antecede os ocorridos em O Senhor dos Anéis continua arrebatando fãs de todas as idades, talvez pelo seu tom brincalhão com uma pitada de magia élfica, ou talvez porque J.R.R. Tolkien tenha escrito o melhor livro infantojuvenil de todos os tempos.

Leia também:

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também