O Hoje, O melhor conteúdo online e impresso - Skip to main content

sábado, 10 de agosto de 2024
'Que país é esse?'

Filho de Renato Russo toma medidas legais contra vídeos bolsonaristas no TikTok

Giuliano Manfredini pede a remoção de vídeos alegando zelar pela memória do pai

Postado em 11 de janeiro de 2024 por Geovanna Pires Oliveira
Filho de Renato Russo toma medidas legais contra vídeos bolsonaristas no TikTok

Giuliano Manfredini, filho do cantor Renato Russo, enviou uma notificação extrajudicial à ByteDance, empresa responsável pelo TikTok, nesta quinta-feira (11/1). O motivo é a solicitação da remoção de vídeos bolsonaristas que utilizam a icônica música “Que País É Este”, da banda Legião Urbana.

No documento, Giuliano argumenta que as postagens apresentam um “caráter político e ideológico alheios” aos princípios defendidos por seu pai ao longo de sua vida e que foram ativamente combatidos por Renato Russo.

Ao menos sete perfis foram identificados como responsáveis pelos vídeos em questão, e Giuliano solicita à ByteDance a disponibilização dos dados cadastrais e registros de IPs desses usuários. A notificação extrajudicial é um passo inicial, mas o filho de Renato Russo deixa claro que, caso não haja resposta, está disposto a seguir para vias judiciais como foi dito pelo advogado Henrique Ventureli que é responsável pela ação.

A colunista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, compartilhou a informação, destacando a intenção de Giuliano de preservar a memória de Renato Russo e evitar que a música da Legião Urbana seja associada a posicionamentos políticos de direita, especialmente os relacionados ao apoio ao governo Bolsonaro e não proibir o uso da música.

Até o momento, a plataforma não emitiu um posicionamento público sobre o assunto.

Veja também