quinta-feira, 1 de outubro de 2026
Novo morador

Zoológico de Goiânia apresenta filhote de tamanduá-bandeira

Animais habitam espaço cuidadosamente preparado no zoológico, com vegetação que simula o ambiente natural

Ícaro Gonçalvespor em
Zoológico de Goiânia apresenta filhote de tamanduá-bandeira

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Agência de Turismo, Eventos e Lazer (Agetul), apresenta nesta sexta-feira (12/1), às 15h30, o novo filhote de tamanduá-bandeira, nascido no dia 12 de outubro de 2023, no Parque Zoológico de Goiânia. O filhote e seus pais recebem os cuidados da equipe técnica do zoológico, composta por veterinários, biólogos e zootecnistas.

O tamanduá-bandeira é fruto de reprodução do casal Gustavo e Amora, que já são habitantes do zoológico. O tamanduá macho veio do Zoológico de Brasília e a fêmea foi encaminhada pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) ainda pequena, após sua mãe ter sido atropelada em uma rodovia.

“É uma alegria recebermos esse filhote, fruto de uma reprodução no próprio zoológico. Esse é o resultado do bom cuidado dos nossos veterinários, biólogos e zootecnistas que acompanham os animais de perto”, afirma o presidente da Agetul, Danilo Guimarães.

Com focinho típico alongado e uma longa língua, que captura formigas e cupins, os tamanduás têm um espaço cuidadosamente preparado no zoológico, com vegetação que simula o ambiente natural, e que garante segurança, bem-estar e qualidade de vida a esses mamíferos. No recinto, eles recebem uma alimentação balanceada de vitaminas com suplementos, frutas, verduras e ração.

São catalogadas quatro espécies de tamanduá no mundo, sendo três encontradas no Brasil, são elas: tamanduá-mirim (Tamandua tetradactyla), tamanduaí (Cyclopes didactylus) e tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla). No Zoológico de Goiânia, os tamanduás recebem todo o cuidado necessário para a preservação da espécie, que é vulnerável devido à destruição progressiva do seu habitat natural, queimadas e atropelamentos.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

Três policiais vão a júri por morte do advogado Davi Sebba em Goiânia

NO BANCO DOS RÉUS

Três policiais vão a júri por morte do advogado Davi Sebba em Goiânia

Julgamento começa nesta quinta-feira (1º), 14 anos após o crime, e deverá continuar na sexta-fei...
El Niño dispara preços de hortaliças em Goiás e ameaça safras

HORTIFRUTI

El Niño dispara preços de hortaliças em Goiás e ameaça safras

Quiabo, chuchu e jiló tiveram aumentos de até 100% em setembro; Ceasa aponta efeito do fenômeno c...
mega-sena

A CHANCE DE MILHÕES

R$ 75 milhões em jogo: apostas para a Mega-Sena terminam às 20h de hoje (01)

Prêmio acumulou depois que ninguém acertou as seis dezenas na terça-feira; sorteio acontece às 2...
Explosões e queimaduras expõem riscos de acidentes domésticos em Goiás

Alerta

Explosões e queimaduras expõem riscos de acidentes domésticos em Goiás

Hugol registrou aumento de 41,9% nos atendimentos por queimaduras entre janeiro e abril de 2026
Piloto e empresário goiano morrem após queda de bimotor em Divinópolis do Tocantins

queda de bimotor

Piloto e empresário goiano morrem após queda de bimotor em Divinópolis do Tocantins

Aeronave caiu na zona rural de Divinópolis do Tocantins; corpos foram retirados dos destroços apó...
Receita azul e amarela agora podem ser digitais; veja o que muda na farmácia

MEDICAMENTOS CONTROLADOS

Receita azul e amarela agora podem ser digitais; veja o que muda na farmácia

Papel continua valendo, mas novo sistema permitirá conferir a autenticidade da prescrição e evita...
Integrante do Comando Vermelho morre após confronto com a PMDF próximo a Águas Lindas de Goiás

troca de tiros

Integrante do Comando Vermelho morre após confronto com a PMDF próximo a Águas Lindas de Goiás

Maurício da Silva Filho, de 23 anos, foi baleado na troca de tiros na GO-547 e morreu após ser lev...
El Niño pode levar serpentes para perto de casas; saiba como agir

ÁREAS URBANAS

El Niño pode levar serpentes para perto de casas; saiba como agir

Calor intenso, tempestades, enchentes e estiagens alteram o habitat dos animais e podem aumentar os ...