O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 27 de dezembro de 2024
Dakar 2024

Brasil no Dakar: acidentes atrapalham representantes nacionais

O país iniciou o icônico desafio internacional do deserto com 17 competidores

Postado em 17 de janeiro de 2024 por Vitória Bronzati
Rodrigo Varela e Enio Bozzano Júnior representam o Brasil na UTV T4 | Foto: Duda Bairros/Fotop

O Brasil largou com 17 representantes na edição 2024 do Rally Dakar. Atualmente, eles não lideram suas respectivas categorias, mas mesmo assim vários ainda podem obter bons resultados. O famoso desafio realizou nesta terça-feira (16) sua nona especial e tem previsão de encerramento na sexta-feira, com a disputa do 12ª e último estágio.
Com um problema no sistema de tração na sexta etapa, o duo Rodrigo Varela/Enio Bozzano Júnior ficou atolado no deserto por dois dias, o que o tirou da briga pelo título da categoria UTV T4. Líderes da divisão depois de vencerem a primeira etapa, eles, no entanto, seguem na competição, ocupando o 23º lugar no acumulado.

Na mesma divisão, o campeão mundial de 2023 Cristiano Batista compete ao lado do navegador espanhol Fausto Mora e venceu a etapa de hoje na T4. Batista e Mora ocupam a sétima posição no acumulado e continuam na briga por um pódio final. Já a dupla brasileira Jorge Wagernfuhr e Humberto Ribeiro está na 14ª colocação.

Esperança brasileira de novo título, o navegador brasileiro Gustavo Gugelmin é o atual campeão da UTV T3 e disputa o Dakar novamente com o piloto norte-americano Austin Jones. No momento, eles ocupam a quinta colocação no acumulado. Mais atrás está outro duo brasileiro bastante competitivo: Marcelo Gastaldi e Carlos Sachs cupam a oitava colocação.

Também na UTV T3, o navegador Lourival Roldan é parceiro do piloto paraguaio Oscar Santos Peralta, ocupando a 11ª posição após a nona etapa. Já Gunther Hinkelmann e Fabricio Bianchini estão na 25ª colocação.

Marcelo Medeiros era uma forte aposta nacional, mas sofreu um acidente no último domingo (sétima etapa). Competindo na categoria Quadriciclos, o maranhense não retornou à corrida.

Destaque

No acumulado das nove especiais – que são os trechos cronometrados válidos para a disputa da prova –, a revelação do Dakar 2023 Lucas Moraes continua sendo o destaque. Ele e o navegador espanhol Armand Monleón ocupam o terceiro lugar na categoria Carros, a principal, e continuam com chance de subir ao pódio, que seria o segundo de Moraes, o único brasileiro a registrar essa façanha na classificação geral.

Cristian Baumgart e Alberto Andreotti vêm fazendo uma boa estreia, competindo entre os principais pilotos do mundo, também na Carros. O duo fechou a especial desta terça-feira na 22ª posição e ocupa o 12º lugar na classificação geral. Irmão de Cristian, o também piloto Marcos Baumgart e o navegador Kleber Cincea abandonaram a corrida devido a quebras de motor e já estão no Brasil. Antes desse contratempo, o duo resgatou Moraes e Monleón durante a quinta etapa, ajudando a dupla que agora disputa o pódio geral do Dakar a colocar o carro sobre quatro rodas novamente, após terem capotado em uma duna.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também