Estadual estreia nesta quarta-feira (17), com quatro jogos; Veja quem são os destaques
Goianésia e Anápolis abrem a rodada a partir das 15h30
A 81ª edição do Campeonato Goiano estreia nesta quarta-feira (17), com quatro partidas. O jogo de abertura será entre Goianésia e Anápolis, a partir das 15h30, no Estádio Valdeir José de Oliveira. O primeiro dia de jogos terá outras três partidas, entre Aparecidense e Iporá, às 19h30, Vila Nova e Goiatuba, às 20h e Jataiense e Crac, a partir das 20h30. Nesta edição, 12 times goianos chegam em busca do título, são eles: Anápolis, Aparecidense, Atlético-GO, Crac, Goianésia, Goiânia, Goiás, Goiatuba, Iporá, Jataiense, Morrinhos e Vila Nova.
Os maiores vencedores do torneio são os times da capital, Goiás, com 28 taças, Atlético com 17, Vila Nova com 15, e Goiânia com 14. Mas, nos últimos anos, as equipes do interior foram destaque no torneio. Em 2021, o Grêmio Anápolis foi campeão em cima do Vila Nova, e no ano passado, Aparecidense e Anápolis foram semifinalistas. Alguns clubes estão em preparação desde o ano passado, com novos reforços e investimos, podemos esperar jogos de alto nível e muita rivalidade.
O jornalista e comentarista esportivo, André Isac, afirma que com maior tempo de preparação e maiores investimentos, esta edição do Goiano deverá ser uma das mais acirradas até hoje. “Além da preparação, podemos esperar um campeonato competitivo, porque há uma movimentação maior de algumas equipes do interior, como no caso da Jataiense e do Goiatuba, que estão voltando para primeira divisão após uma temporada na segunda. Esses times têm um investimento maior do que quando foram rebaixados”.
Ele ainda destacou que outras equipes do interior chegam mais preparadas e com mais recursos: “Temos também o Crac de Catalão e o Anápolis, que vai disputar a Copa do Brasil e vai receber quase R$ 1 milhão na primeira fase, então vai ter dinheiro para gastar. Além da preparação, tem o aspecto do investimento, que chama atenção tanto nas equipes da capital como no interior”.
Em boa fase, Anápolis e Crac são as apostas de Arthur Isac para serem os destaques positivos do campeonato. “Duas equipes podem surpreender: o Anápolis, que foi semifinalista no ano passado, e mantém a mesma base para esse ano. O outro time é o Crac, que contratou o técnico Wagner Lopes, que foi campeão Goiano pelo Atlético em 2019, é um time que está fazendo um bom investimento”.
Campeão das últimas duas edições, e vencedor de 17 títulos, o Atlético Goianiense vai em busca do tricampeonato inédito. Segundo o jornalista, com o bom final da temporada de 2023, e a manutenção de peças importantes no elenco, o time é o mais preparado para a estreia no Campeonato, e chega forte na competição. “A equipe que chega melhor para esse início é o Atlético-GO, que manteve a base do ano passado, que subiu para a Série A do Brasileirão, fez o melhor segundo turno da Série B, terminou bem a temporada, manteve o treinador, o Jair Ventura, então vejo o Atlético mais preparado”.