53 telas em tinta acrílica
Talento da pintura em Goiás, Jadir Mendonça reúne mostra na Vila Cultural Cora Coralina
A exposição ‘Pé de Pau em Mato Verde’, composta por 53 telas em acrílico do ícone das artes plásticas em Goiás, Jadir Mendonça de Lima, será a estrela de uma individual de pinturas na Vila Cultural Cora Coralina, no Centro de Goiânia, a partir de 1º fevereiro. O arquiteto reúne a produção feita ao longo dos últimos anos, fruto de viagens, pesquisas e muitas observações de natureza e de suas cores, sobretudo, o verde e seus tons.
Admirador da natureza, Jadir também atuou como Superintendente de Desenvolvimento Municipal da Secretaria de Gestão e Planejamento do Estado de Goiás e foi diretor de Urbanismo e Programas Especiais da Agência Goiana de Desenvolvimento Regional (AGDR).
Aluno de Frei Confaloni e Amaury Menezes na PUC Goiás, Jadir desenvolveu técnica refinada na confecção de suas telas em tinta acrílica para reproduzir seu olhar aguçado da natureza, especialmente o verde das matas densas.
O ex-diretor de planejamento da Companhia de Desenvolvimento de Goiás (Codeg) do primeiro governo de Iris Rezende, trabalhou na implantação da Vila Mutirão e dos bairros da Vitória, Primavera, Floresta, Boa Vista, São Carlos e São Domingos. Na década de 1980, vale lembrar, ajudou na edificação da Usina de Corumbá VI e do Projeto Rio Formoso, além do Conjunto Morada do Morro, em Senador Canedo.
Jadir é irmão do jornalista e escritor Ivan Mendonça, autor do livro ‘O Espião do Morro’ e ex-editor da coluna Política Em Análise, precursora deste Xadrez no Jornal O Hoje.
Em 1993, Jadir marcou presença com três obras em acrílica sobre tela, do Concurso Novos Valores da Casa Grande Galeria de Arte, em Goiânia. Em 2019 participou do 24º Prêmio Sesi Arte Criatividade com a obra ‘Pau sem Casca’, inscrita na categoria Artes Plásticas – modalidade pintura – na exposição montada na Vila Cultural Cora Coralina, o mesmo espaço que ele acaba de conquistar agora para sua individual de pinturas.