Volta às aulas é marcada por ação educativa de trânsito
Com aumento do vai e vem dos veículos no retorno das aulas, mobilidade de Goiânia atuará na educação de trânsito para evitar infrações e multas
Para a alegria de alguns pais e a emoção do retorno para algumas crianças, enfim, as férias chegaram ao fim. Com o retorno das atividades escolares, o trânsito da cidade volta a ficar intenso no horário de pico, entre às 6h30 e 7h15 da manhã e 16h45 e 17h30 da tarde. Pensando na organização dessa trafegabilidade, a Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM) deu início a “Ação Volta às Aulas – 1º Semestre de 2024”.
Até o dia 2 de fevereiro, aproximadamente 20 instituições escolares, contarão com o trabalho de orientação feito por agentes de trânsito sobre a travessia segura na faixa de pedestres e respeito às normas de trânsito, como por exemplo evitar estacionar em portas de escolas onde não há sinalização de permissão.
Durante o trabalho, os pedestres e motoristas serão conscientizados sobre a importância do respeito à legislação de trânsito. Serão abordadas, dentre outras questões, o estacionamento em fila dupla para desembarque de alunos e uso da cadeirinha e capacete para transporte de crianças.
O secretário municipal de Mobilidade, Marcelo Torrubia, explica que cerca de 40 agentes de trânsito atuarão em regime de escala para atendimento da ação. “As equipes da Educação para o Trânsito estarão nas portas das escolas com instruções aos pedestres para que sinalizem a intenção de travessia na faixa não semaforizada. Além da abordagem sobre a importância do respeito à legislação de trânsito”, explica.
O Rafael Costa, 36, é motorista de van escolar há 8 anos, e sempre programa a rota dos alunos que ele leva às escolas uma semana antes do retorno às aulas. “Transporto cerca de 12 crianças em cada veículo, e como minha equipe possui quatro vans, planejo a rota para deixar os estudantes pelo menos 10 minutos antes do horário de fechamento dos portões. O trânsito é pesado e começo a rodar às 5h50 da manhã pra levar todos em segurança e respeitando as normas”, comenta o autônomo.
Para a Marielle Germânio, 40, a rotina começa a mudar, já que antes de chegar a empresa tem que deixar as duas filhas em diferentes escolas. “Se eu não sair de casa até as 6h30, elas chegam atrasadas. Aqui no alto do setor Bueno o fluxo de veículos triplica quando as escolas estão funcionando. Acredito que a cada 1 minutos uns 6 carros param, o filho desce e logo sai pra outro veículo parar atrás. Ter paciência e atenção é primordial”, analisa a psicóloga.
De acordo com a SMM, todas as equipes estarão em pontos estratégicos da cidade, além das portas de escolas. “Ressaltamos que, apesar da operação possuir caráter educativo, a Mobilidade não permitirá o desrespeito às leis de trânsito e demais normas que comprometam a segurança e fluidez na via”, finaliza Marcelo Torrubia.
Confira as infrações mais cometidas nas portas das escolas: