O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 23 de janeiro de 2025
PublicidadePublicidade
Monitoramento

Goiás registrou 14,4 milhões de raios em 2023

Um aumento de 379% em relação a 2022, quando foram contabilizados apenas 3,8 milhões

Postado em 23 de janeiro de 2024 por Larissa Oliveira
Imagem de raio em Goiás — Foto: Divulgação/Equatorial

O Estado de Goiás registrou 14,4 milhões de raios em 2023, um aumento de 379% em relação a 2022, quando foram contabilizados apenas 3,8 milhões. Os dados são do sistema de monitoramento de raios da Equatorial Goiás, concessionária responsável pela distribuição de energia no Estado. As descargas atmosféricas podem causar interrupções no fornecimento de energia, provocar curto-circuito, queima de equipamentos e acidentes fatais. Portanto, o aumento da incidência de raios é preocupante.

Quando a ocorrência de chuvas intensas é somada a muitas descargas atmosféricas, é possível que cause danos severos à rede elétrica. De acordo com a Equatorial Goiás, os raios são responsáveis por cerca de 20% das interrupções no fornecimento de energia. Por conta disso, os técnicos do Centro de Operações Integradas (COI) da companhia, em parceria com o Climatempo, monitoram em tempo real, 24 horas por dia, as condições climáticas em todo o Estado.

Conforme o levantamento, em 2023, 10 cidades de Goiás tiveram maior incidência de raios. Foram Niquelândia, Rio Verde, Cavalcante, Jataí, Cristalina, Mineiros, Serranópolis, Caiapônia, Nova Crixás e São Miguel do Araguaia, nessa ordem. Fortes chuvas e descargas atmosféricas, aliadas a ventos intensos, de até 100km/h, são situações de risco. Dessa forma, exigem que a população redobre a atenção. Para evitar danos materiais e físicos, existem alguns cuidados que podem ser tomados durante as tempestades.

Alerta de raios em Goiás

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo), uma frente fria avança pela região Sudeste do Brasil. Esse fenômeno favorece o aumento de nebulosidade sobre os municípios goianos. Por isso, a previsão é de chuvas intensas em todo o território goiano ao longo desta semana. Além disso, há um alerta de que as precipitações podem vir acompanhadas de rajadas de vento acima de 60km/h e raios.

Diante do prognóstico, a Defesa Civil reforçou, nesta segunda-feira (22), as orientações sobre os cuidados em casos de emergências provocadas pelos temporais. Primeiramente, o órgão enfatizou a importância de acompanhar a previsão do tempo e avisos meteorológicos. Para mais, alertou para a população de Goiás não atravessar vias alagadas acima do meio-fio, pois a força da água pode arrastar veículos. Em casos em que haja uma chuva forte de repente, é preferível procurar um local seguro para parar.

Estacionamentos de shoppings ou supermercados são uma boa escolha. Porém, deve-se evitar estacionar os veículos embaixo de árvores, pois elas podem sofrer quedas ou serem atingidas por raios. Ademais, é preciso evitar áreas de risco e evacuar áreas de inundação. Se houver risco de deslizamentos de terra na região, é essencial ficar alerta a qualquer sinal de rachaduras no terreno ou nas paredes. No caso de emergência ou risco iminente, acione a Defesa Civil (153) e o Corpo de Bombeiros (193).

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também