Secretário de Finanças de Aparecida está otimista com empréstimo milionário
Em entrevista ao jornal O Hoje, Einstein Paniago acredita que a qualquer momento quantia, de quase 700 milhões, cai na conta da prefeitura; e vai chegar em momento oportuno
Na recepção, um advogado que trabalha por ali mesmo está preocupado. Olha o relógio. A conversa parece não ter fim dentro da sala de reunião ao lado do gabinete de Einstein Paniago, o secretário de Finanças de Aparecida, pouco antes de ele conceder uma entrevista ao jornal O Hoje. Ao adentrar a sala, com outros dois assessores do secretário, o advogado resolve tudo em uma cochichada de menos de 15 segundos. “Tudo certo”, diz Paniago que, ao que parece, não gosta muito de lenga-lenga. O outro, que esperou mais de hora, sai satisfeito.
Afinal, Paniago é do tipo prático, que, contador – de formação – com perfil acadêmico, com doutorado em Direito e tudo, conversa direcionada, voz baixa, é servidor de carreira da Secretaria da Economia. No trato com a coisa pública, Paniago é um dos mais experts na lista de secretários de Vilmar Mariano, o Vilmarzinho (MDB).
Indicado por Daniel Vilela ao segundo escalão, Paniago é, acima de tudo, um entusiasta do rumo que o governo de Vilmar e, por isso, como um dos atores principais, quer a continuidade. E defende-a. Está às mãos de Paniago, contudo, a expectativa expectante de o empréstimo do Brics – sob a unção da presidente do banco na China Dilma Rousseff – cair logo na conta e, com isso, realizar o sonho do prefeito e de sua equipe de colocar marcha aos projetos que estão empacados.
Um deles, como o próprio Vilmar disse ao jornal O Hoje ao menos três vezes, o de asfaltar a cidade toda. E disse isso sem pestanejar, acreditando que, sem dúvidas, terminaria tudo, evidentemente, antes do término do segundo mandato que ele está em busca de conquistar no próximo outubro em uma eleição que, por enquanto, parece uma das mais desafiadoras para o grupo que vem desde Maguito Vilela com o MDB.
Bancado, com prioridade, pelo presidente do MDB, Daniel Vilela e, por isso, pelo governador Ronaldo Caiado, Vilmar Mariano tem conseguido manter, no meio do secretariado, uma visão de que é necessário esforçar-se para chegar ao pleito, além de animados, otimistas, fortes para vencê-lo.
Sobre o empréstimo, Einstein Paniago é didático (até demais), ao recordar o passo a passo do rito burocrático, passando por sua viagem à China, onde se encontrou com Dilma, ao lado de Daniel Vilela em julho do ano passado onde conseguiu acertar um empréstimo de US$ 120 milhões (cerca de R$ 700 mi). “Qualquer momento vai estar na conta”, afirma ele, otimista.
O secretário reconhece que, embora tenha uma equipe bem enxuta, a capacidade de conseguir atrair tanta prosperidade às contas do município surpreende. “Sim, claro, mas assim é, nossa equipe é muito enxuta, mas o pessoal é muito competente e tem um compromisso, um planejamento”. Ele também lembra que o grupo, praticamente todo, é composto por gente que veio com Maguito Vilela, foi consolidado por Gustavo Mendanha e permanece ao lado de Vilmar Mariano.
Vilmar, inclusive, é classificado pelo auxiliar como “coração gigante”. “Ele tem uma característica que às 5h ele já está de pé, chamando a gente para acompanhar a agenda, inaugurações. 5h ele já está inspecionando obras. Quando a gente vai despachar com ele, ao invés de ficar desgastado, a gente sai animado, energizado”, lembra ele.