quinta-feira, 22 de outubro de 2026
Execução

EUA realiza execução inédita por asfixia com nitrogênio em prisioneiro

Condenado por homicídio em 1988, Kenneth Eugene Smith foi o protagonista da primeira aplicação desse novo procedimento de execução

Tathyane Melopor em
EUA realiza execução inédita por asfixia com nitrogênio em prisioneiro
Condenado por homicídio em 1988

O Estado do Alabama, nos Estados Unidos, marcou um capítulo inédito em sua história penal ao executar, na última quinta-feira (25), Kenneth Eugene Smith, de 58 anos, utilizando o método de asfixia com nitrogênio, nunca empregado no país. 

Condenado por homicídio em 1988, Smith foi o protagonista da primeira aplicação desse novo procedimento de execução, declarado oficialmente pela governadora Kay Ivey às 23h25. 

“Em 18 de março de 1988, a vida de Elizabeth Sennett, de 45 anos, foi brutalmente tirada dela por Kenneth Eugene Smith”, informa a governadora.

Morte por asfixia com nitrogênio

A execução de Smith ocorreu quando agentes penitenciários aplicaram uma máscara em seu rosto, levando-o a inalar gás nitrogênio puro. Essa inalação resultou na morte por falta de oxigênio. Cinco jornalistas foram liberados para acompanhar a execução, e seus relatos destacam que o prisioneiro aparentou consciência por minutos, tremendo antes de sua agonia final. Segundo as autoridades do Alabama, a expectativa era que Smith ficasse inconsciente em menos de um minuto, mas a realidade divergiu.

Kenneth Smith já havia vivenciado uma tentativa de execução em 2022, quando a injeção letal falhou por falta de uma veia adequada. A execução de Smith reacendeu debates sobre a ética e eficácia dos métodos de pena capital nos Estados Unidos. Testemunhas, incluindo o pastor dele, Jeff Hood, destacaram a angústia vivenciada pelo prisioneiro e a necessidade de repensar a aplicação da pena de morte por asfixia.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

Google recusa pedido de Trump para mudar nome do Oceano Atlântico para “Oceano Americano”

MUNDO

Google recusa pedido de Trump para mudar nome do Oceano Atlântico para “Oceano Americano”

Presidente dos Estados Unidos relatou que Sundar Pichai rejeitou a proposta; empresa já alterou a n...
Papa Leão XIV não precisará de novo tratamento contra câncer, dizem médicos

TUMOR NÃO SE ESPALHOU

Papa Leão XIV não precisará de novo tratamento contra câncer, dizem médicos

Exames confirmaram que o tumor permaneceu localizado; pontífice recebeu alta no sábado e retoma as...
Supertufão Champi

ALERTA

Supertufão Champi atinge ventos de 306 km/h e ameaça Ásia

Classificado na categoria 5, fenômeno avança pelo Pacífico Ocidental e coloca regiões da Ásia e...
El Niño

El Niño

ONU alerta para El Niño potencialmente extremo e anuncia ajuda a países vulneráveis

Fenômeno pode atingir intensidade sem precedentes no fim de 2026, com anomalia de até 3,8°C na te...
Goiânia terá quinta-feira (13) escaldante, com máxima de 36°C

aquecimento global

ONU alerta que compromissos climáticos podem levar o planeta a aquecimento de 2,6°C até 2100

Relatório aponta que as metas atuais estão distantes do Acordo de Paris e indica que emissões glo...
Papa Leão XIV retoma aparições públicas após cirurgia para tratar câncer no pulmão

VATICANO

Papa Leão XIV retoma aparições públicas após cirurgia para tratar câncer no pulmão

Pontífice voltou a encontrar fiéis na Praça de São Pedro oito dias após procedimento cirúrgico...
Governo francês atribui onda de violência à extrema esquerda e reforça segurança

protestos

Governo francês atribui onda de violência à extrema esquerda e reforça segurança

Governo francês atribui onda de violência à extrema esquerda e reforça segurança
Trump volta a defender mudança de nome do Novo México para “Nova América”

Relações internacionais

Trump volta a defender mudança de nome do Novo México para “Nova América”

Por que Trump quer mudar o nome do Novo México para “Nova América”?