terça-feira, 27 de outubro de 2026
Agricultura

Ministro diz que tem pressa para retomar reforma agrária

Paulo Teixeira falou a integrantes do MST em São Paulo

Agência Brasilpor em
Ministro diz que tem pressa para retomar reforma agrária
Imagem: Paulo Pinto/Agência Brasil

O Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, disse neste sábado (27) que tem pressa para retomar a reforma agrária. “O tempo político nosso é o tempo da pressa. A bandeira política nossa é a reforma agrária”, enfatizou ao discursar no encerramento do encontro da coordenação nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).Ministro diz que tem pressa para retomar reforma agráriaMinistro diz que tem pressa para retomar reforma agrária

O encontro reuniu ao longo da semana os dirigentes do movimento na Escola Nacional Florestan Fernandes em Guararema, na Grande São Paulo. O espaço é um centro de formação do MST, que comemora 40 anos de fundação. Em entrevista coletiva mais cedo, os representantes dos sem-terra reclamaram dos poucos avanços na redistribuição de terras durante o primeiro ano de governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O ministro afirmou, no entanto, que está preparado para superar os obstáculos e conduzir um programa que garanta terras para as famílias camponesas. “Sobre a reforma agrária, nós vamos tocar em todos esses pilares da dificuldade histórica do Brasil. Nós já estamos preparados para desencadear esse processo de reforma agrária”, disse.

Conflitos agrários

A violência no campo foi outro tema que Teixeira prometeu enfrentar. Nós estamos mapeando todos os conflitos no campo e vamos denunciar essa milícia que se forma no Brasil e que matou uma indígena no sul do Bahia, nesta semana. Não vamos admitir que os movimentos indígenas, os movimentos quilombolas e os movimentos pela reforma agrária sofram violência. E nós vamos continuar lutando contra elas e contra aqueles que as praticam”, destacou.

No último domingo (21), uma comunidade pataxó hã-hã-hãe foi atacada por um grupo de homens que tentou retomar à força uma fazenda ocupada pelos indígenas e reivindicada como território tradicional. De acordo com a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) o ataque, que resultou na morte de uma mulher, foi planejado por um grupo autointitulado “Invasão Zero”.

Também participaram do evento os ministros dos Direitos Humanos e da Cidadania do Brasil, Silvio de Almeida; do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho; da Secretaria de Governo, da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

Derrota de Flávio reconfigura forças no Congresso e pode desencadear disputa na direita

Eleições 2026

Derrota de Flávio reconfigura forças no Congresso e pode desencadear disputa na direita

PL mantém as maiores bancadas, mas resultado presidencial aproxima governo com o Centrão; protagon...
Motta se reúne com Lula e Alcolumbre e sinaliza diálogo com novo governo

diálogo

Motta se reúne com Lula e Alcolumbre e sinaliza diálogo com novo governo

Após reunião com Lula, Hugo Motta promete defender harmonia entre os Poderes
Presidente do PL, Valdemar Costa Neto, reconhece vitória de Lula

segundo turno

Presidente do PL, Valdemar Costa Neto, reconhece vitória de Lula

Valdemar admite vitória de Lula enquanto Flávio muda estratégia para contestar eleição
Alego

Parlamento goiano

Deputados tentam unificar candidatura à presidência da Alego; Talles quer apoio de Daniel e Caiado

Virmondes Cruvinel relata articulação entre seis parlamentares para chegar a um nome comum, enquan...
Flávio Bolsonaro

Pós-eleição

PF intima Flávio Bolsonaro a entregar passaportes após decisão de Moraes

Senador afirma que medida é uma tentativa de intimidação; decisão também o impede de deixar o p...
Mabel presta contas do segundo quadrimestre e aponta mais de R$ 600 mi em investimentos em Goiânia

Balanço fiscal

Mabel presta contas do segundo quadrimestre e aponta mais de R$ 600 mi em investimentos em Goiânia

Prefeito anunciou medidas para intensificar a cobrança de devedores e afirmou que busca alternativa...
Águas Claras registra maior avanço de Celina Leão no segundo turno no DF

POLÍTICA

Águas Claras registra maior avanço de Celina Leão no segundo turno no DF

Governadora reeleita ampliou a votação em 13,6 mil votos na zona eleitoral; Leandro Grass teve o m...
Vice de Tarcísio de Freitas reconhece vitória de Lula

eleições 2026

Vice de Tarcísio de Freitas reconhece vitória de Lula

Felício Ramuth (MDB) disse que respeita o resultado das urnas e lembrou que o PL também solicitou ...