Caiado decreta situação de emergência por falta de chuvas em 25 municípios de Goiás
Estiagem atinge principalmente municípios das regiões Oeste e Norte do Estado e afeta produção agrícola
O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) decretou situação de emergência em 25 municípios de Goiás por falta de chuvas. O decreto consta no Diário Oficial do Estado de segunda-feira (5) e vale por 180 dias.
A medida ocorre por afetar de forma considerável a produção agrícola de cidades da região Oeste e Norte. O documento abrange os seguintes municípios: Acreúna, Amorinópolis, Araguapaz, Arenópolis, Baliza, Bom Jardim de Goiás, Britânia, Caiapônia, Diorama, Guarani de Goiás, lporá, Israelândia, lvolândia, Jaupaci, Moiporá, Montes Claros de Goiás, Mozarlândia, Nova Crixás, Palestina de Goiás, Paraúna, Piranhas, Porangatu, Quirinópolis, Santa Helena de Goiás e Turvelândia.
Conforme o governo do Estado, a medida considera o registro de baixos índices de chuvas e condições climáticas extremas por causa do período prolongado de baixa ou nenhuma chuva. Por conta disso, ocorre a perda de umidade do solo superior à sua reposição.
O texto assinado pelo governador considera que a situação de emergência fica limitada aos municípios elencados e que tenham comprovação dos danos provocados pelo desastre.