O Hoje, O melhor conteúdo online e impresso - Skip to main content

sábado, 10 de agosto de 2024
Epidemia de Dengue

Surto de dengue em Goiás já registra sete mortes, afirma SES

As vítimas são de diversas regiões do Estado, incluindo Iporá, Uruaçu, Anápolis e Águas Lindas

Postado em 7 de fevereiro de 2024 por Tathyane Melo
000 1
As vítimas são de diversas regiões do Estado

Nos últimos 40 dias, o Estado de Goiás enfrenta uma crise de saúde pública com a confirmação de sete mortes decorrentes da dengue. A informação foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) durante a última atualização do painel realizada na manhã desta quarta-feira (7). As vítimas são originárias de diversas regiões do Estado, incluindo Iporá, com 3 confirmações de mortes, Uruaçu com duas, Anápolis e Águas Lindas com um óbito cada.

Na semana anterior, a SES-GO já havia confirmado dois óbitos pela doença, ambos homens, um de 33 anos, residente em Águas Lindas de Goiás, e outro de 31 anos, morador de Uruaçu. No entanto, detalhes sobre os perfis e outras informações pertinentes às demais vítimas apontadas no painel da secretaria serão divulgados nesta quinta-feira (8), durante uma coletiva de imprensa.

00 1
Foto: Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO)

Em comunicado oficial, a Prefeitura de Anápolis informou que o município registra 2.515 casos de dengue. E, embora Anápolis tenha confirmado a morte de uma das vítimas, informações sobre idade ou sexo do paciente não foram divulgadas até o momento.

Epidemia de dengue

Os números alarmantes refletem uma situação de emergência em saúde pública no Estado. E, de acordo com a última atualização da SES-GO, mais de 28 mil casos de dengue foram notificados, sendo mais de 11 mil casos confirmados. Comparando com o mesmo período do ano anterior, houve um aumento de 77% nos registros de dengue em Goiás.

Além dos óbitos confirmados, outros 32 estão sob investigação. Diante da gravidade, no último sábado (3), o governo de Goiás decretou situação de emergência em saúde pública, com duração inicial de 180 dias. No entanto, o secretário de Saúde, Rasível dos Reis, afirmou que o decreto pode ser prorrogado enquanto perdurar a crise, caracterizando a situação atual como uma epidemia de dengue.

O decreto possibilita a adoção de medidas administrativas e assistenciais necessárias para conter a epidemia, incluindo a aquisição de insumos, materiais e a contratação de serviços essenciais durante o período de emergência.

Nota Oficial da Prefeitura de Anápolis

“A Prefeitura de Anápolis informa que, hoje, 06, o município registra 2.515 casos de dengue, com uma incidência de 418 casos a cada 100 mil habitantes. Até o momento, foi confirmado um óbito relacionado à dengue, enquanto outros quatro casos estão sendo investigados.”

Veja também