Emergência em 61 municípios: Goiás registra 6 mortes por dengue e número de casos se multiplica
Já foram confirmados confirmados um total de 13.287 casos de dengue no Estado
Nesta quinta-feira (8), a Secretaria de Saúde realizou uma coletiva de imprensa com o objetivo de destacar a existência de uma epidemia de doenças transmitidas por mosquitos no Estado, conhecida como arboviroses. Atualmente, 61 municípios se encontram em estado de emergência devido a essas enfermidades. O número total de comitês de crise estabelecidos nas cidades goianas é de 52. Casos de chikungunya, zika e dengue foram confirmados em todo o Estado, resultando em um total de 6 óbitos por dengue.
De acordo com informações divulgadas durante a coletiva, os dados sobre as arboviroses em 2024 revelam que foram confirmados um total de 13.287 casos de dengue, com 33.362 casos tendo sido notificados e 6 mortes confirmadas pelo Comitê (sendo 3 em Uruaçu, 1 em Cristalina, 1 em Águas Lindas e 1 em Iporá), além de 47 óbitos suspeitos. Ao comparar os casos notificados nas cinco primeiras semanas de 2024 (28.086) com o mesmo período em 2023 (14.078), observa-se um aumento de 99% nos registros de dengue em Goiás.
Ainda segundo os dados fornecidos, outras doenças transmitidas pelo mesmo mosquito que transmite a dengue, o Aedes aegypti, também merecem atenção. Os casos de chikungunya totalizaram 930 confirmações e 1.302 notificações, sem nenhum óbito registrado. Além disso, foram registrados casos de zika, sendo confirmadas 59 ocorrências e notificadas 120, com 4 delas em gestantes, porém nenhum óbito foi confirmado.
Durante o evento, a Secretaria de Saúde enfatizou a importância de divulgar informações sobre as vacinas contra a dengue. Foi destacado que a primeira entrega das vacinas será feita nesta quinta-feira (8). Além disso, a Secretaria informou que teria uma reunião com o Ministério da Saúde ainda nesta quinta-feira e também uma reunião com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Goiás.
Durante o evento, a Secretaria de Saúde enfatizou a importância de divulgar informações sobre as vacinas contra a dengue. Foi destacado que a primeira entrega das vacinas será feita nesta quinta-feira (8). Além disso, a Secretaria informou que teria uma reunião com o Ministério da Saúde ainda hoje e também uma reunião com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Goiás.
A lista dos 61 municípios em estado de emergência foi analisada pela Secretaria de Saúde. Foram considerados os municípios que apresentaram quatro semanas consecutivas com taxa de incidência acima do limite superior, desconsiderando as duas últimas semanas de acordo com o diagrama de controle da dengue. Por outro lado, os municípios que tiveram queda na taxa de incidência, ou seja, não apresentaram quatro semanas consecutivas acima do limite superior, desconsiderando as duas últimas semanas de acordo com o diagrama de controle da dengue.
foi analisada pela Secretaria de Saúde. Foram considerados os municípios que apresentaram quatro semanas consecutivas com taxa de incidência acima do limite superior, desconsiderando as duas últimas semanas de acordo com o diagrama de controle da dengue. Por outro lado, os municípios que tiveram queda na taxa de incidência, ou seja, não apresentaram quatro semanas consecutivas acima do limite superior, desconsiderando as duas últimas semanas de acordo com o diagrama de controle da dengue.
Veja a lista dos municípios
Rio Verde; Santa Helena de Goiás; São Miguel do Araguaia; Água Fria de Goiás; Alto Paraíso de Goiás; Formosa; Buriti Alegre; Gouvelândia; Itumbiara; Nazário; Abadiânia; Alexânia; Anápolis; Campo Limpo de Goiás; Cocalzinho de Goiás; Corumbá de Goiás; Goianápolis; Caldas Novas; Corumbaíba; Ipameri; Urutaí; Adelândia; Aurilândia; Palmeiras de Goiás; Paraúna; Sanclerlândia; Turvânia; Águas Lindas de Goiás; Cidade Ocidental; Cristalina; Luziânia; Novo Gama; Santo Antônio do Descoberto; Valparaíso de Goiás; Bonfinópolis; Edéia; Orizona; Silvânia; Campinorte; Colina do Sul; Hidrolina; Mara Rosa; Uruaçu; Caiapônia, Chapadão do Céu, Jataí; Perolândia; Serranópolis; Cavalcante; Divinópolis de Goiás; Teresina de Goiás; Posse; São Domingos; Ceres; Ipiranga de Goiá; Santa Isabel; Barro Alto;Jaraguá; Padre Bernardo; Iporá e Palestina de Goiás.