O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

domingo, 22 de dezembro de 2024
Atenção à saúde

Especialista alerta para má alimentação no carnaval

A indicação da médica nutróloga Nathany Ribeiro é que os foliões consumam refeições mais leves e ricas em carboidrato, como as massas integrais e o arroz

Postado em 12 de fevereiro de 2024 por Ronilma Pinheiro
A indicação da médica nutróloga Nathany Ribeiro é que os foliões consumam refeições mais leves e ricas em carboidrato

O período de carnaval é marcado por muita folia  e diversão. Neste mês de fevereiro muitas pessoas contam os dias para a chegada dessa festividade que é tradição no país. Mas os foliões precisam ficar atentos na hora de se alimentar, para evitar que o momento que poderia ser de descontração e muito samba no pé, termine nas Unidades de Pronto Atendimentos (UPAs).

A médica nutróloga Nathany Ribeiro, alerta que comer alimentos mais pesados como aqueles ricos em fritura, com alto teor de gordura, que levam mais tempo para serem digeridos, pode acabar gerando desconforto gastrointestinal durante os blocos de carnaval.

A indicação, portanto, é consumir refeições mais leves e ricas em carboidrato, como as massas integrais e o arroz. A presença dos carboidratos nas refeições auxilia na produção de energia, principal componente para quem quer aproveitar as festividades ao máximo, segundo a médica. “Então, para não passar mal, não ter queda de pressão, nenhuma hipoglicemia, a gente orienta que todas as refeições tenham algum tipo de carboidrato de boa qualidade”, reitera. “A gente pede também para os foliões evitarem alimentos muito temperados, condimentados, que possam vir a causar alguma irritação no estômago”, acrescenta.

A médica destaca ainda que assim como existem os alimentos que dificultam a digestão, têm aqueles que auxiliam no bom funcionamento do intestino, como as fibras, frutas, verduras, vegetais e cereais integrais. “Esses vão ajudar no processo de digestão alimentar e evitar desconfortos gástricos”, afirma. “Mamão e abacaxi são frutas  muito boas para o processo de digestão alimentar. Mamão, porque contém papaína, e abacaxi, porque contêm bromelina”, acrescenta. Além disso, as frutas e vegetais são excelentes para fornecer vitaminas, minerais, água e energia.

A nutricionista Lays Serafim Ribeiro, acrescenta que é importante também estar atento à procedência dos alimentos que são vendidos nas bancas de rua. “Será que esses alimentos estão higienizados em temperatura correta, ter esse ponto de atenção, escolher realmente os alimentos que estão cozidos e não cruz vai ser mais interessante”, orienta.

Sobre a quantidade de refeições que devem ser feitas durante esse período de folia, a orientação é que o indivíduo faça pequenos banquetes ao longo do dia para manter os níveis de energia mais estáveis. Isso pode incluir, por exemplo, um café da manhã reforçado, um almoço, lanches intermediários mais leves e uma refeição noturna que é o jantar. Evitar grandes refeições antes dos blocos previne os problemas gástricos ou desconfortos digestivos.

“Quando a gente faz uma refeição muito volumosa, muito copiosa, todo o sangue do nosso corpo é direcionado para o trato gás intestinal, para o estômago e para o intestino”, destaca a nutróloga ao afirmar que a prática deixa o corpo mais lento e promove a queda de pressão arterial.

As consequências de uma má alimentação para quem vai para os blocos são diversas e podem resultar em cansaço, desidratação, desconforto abdominal e até mesmo prejudicar essa disposição para aproveitar a festa.

A nutróloga ressalta que quando o assunto é hidratação, o líquido que mais hidrata é a água, e para aquelas pessoas que não têm uma boa adesão à ingesta de água adequada, a orientação é que bebem água de coco, sucos naturais, ou até mesmo o Gatorade, que é rico em eletrólitos – minerais que circulam no organismo.

Para a nutricionista, de modo geral, multiplicar o peso corporal por 35 vai trazer o volume diário em ML que a pessoa deve consumir, então é preciso prestar atenção para manter uma boa ingestão de líquidos antes dos e durante os bloquinhos.

No caso das bebidas alcoólicas, a orientação das profissionais é que os foliões evitem esse tipo de substância de forma excessiva. Isso porque apesar de ser líquido o álcool gera a desidratação, podendo levar à mal-estar. “O ideal é não consumir álcool, mas se for consumir, tentar alternar álcool com copos de água. Isso ajuda a não trazer desidratação e ajuda até mesmo em relação à ressaca bem comum do dia seguinte”, alerta a nutricionista.

Desse modo, manter o equilíbrio ao ingerir esse tipo de bebida, além de beber bastante água ou líquidos saudáveis ajuda a manter o bem-estar e consequentemente, ter uma boa experiência durante o carnaval.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também