Sessões extras da Mostra ‘O Amor, a Morte e as Paixões’
Na reta final, evento que encerra nesta quarta-feira (14), retorna sete filmes às salas de cinema, no Cinex, em horários alternativos
Considerado um dos eventos culturais mais aguardados pelos goianienses, a 15ª edição da mostra de cinema ‘O Amor, a Morte e as Paixões’, encerra nesta quarta-feira (14), no CineX, situado no Centro Cultural Oscar Niemeyer. O evento com entrada gratuita, trouxe bate-papos com a presença dos atores Selton Mello, Thiago Lacerda, Paulo Miklos e Lucélia Santos, além de renomados diretores do cinema brasileiro e do crítico de cinema da Folha de São Paulo, Inácio Araújo e apresentações musicais locais e encontro de escritores goianos.
E para os cinéfilos de plantão aproveitarem os últimos momentos da Mostra, sete filmes retornam às salas de cinema, em horários alternativos. “Você pediu e a mostra vai atender. Vamos fazer sessões extras com os filmes que mais gostaram na mostra”, divulgou Lisandro Nogueira, curador do evento, por meio das redes sociais.
A grade de filmes do evento reuniu mais de 70 filmes ao todo, com produções regionais, nacionais e internacionais, com a presença dos mais requisitados para o Oscar 2024 e premiados em grandes festivais mundiais. O catálogo contou com diversos gêneros e propostas estéticas cinematográficas, que prometem oferecer muitas reflexões, debates e entretenimento.
Sessões extras
Com sete filmes em oito sessões, a programação adicional teve início na última segunda-feira (12) com os filmes ‘Vidas Passadas’ e ‘O Sabor da Vida’. ‘Segredos de um Escândalo’, indicado ao Oscar de melhor roteiro original em 2024, tem duas sessões adicionais, uma que aconteceu na noite da última terça-feira, às 23h50, e outra hoje (14), às 10h, ambas na Sala 2. Estrelado por Natalie Portman, Julianne Moore e Charles Melton, o filme é baseado na história real de uma professora que estuprou um estudante nos Estados Unidos e depois se casou com ele.
‘Zona de Interesse’ será exibida na Sala 1, nesta quarta-feira às 00h40. O drama histórico dirigido por Jonathan Glazer está indicado a cinco categorias do Oscar de 2024: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Filme Internacional, Melhor Roteiro Adaptado e Mixagem de Som.
Já na manhã de quarta-feira (14), às 10h, é a vez de ‘Noite de 12’, na Sala 1.O drama francês de suspense e investigação policial foi vencedor de seis troféus no César (Oscar do cinema francês) em 2023, entre eles o de Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Adaptação, Melhor Revelação e Melhor Ator Coadjuvante.
Até hoje, a mostra decorre de acordo com o horário normal previamente anunciado. Iniciada no dia 1º de fevereiro, a 15ª edição de ‘O Amor, Morte e as Paixões’, ao longo de 14 dias, exibiu obras com importante influência. O preço da passagem é R$ 30 (único, meia entrada), e pode ser adquirido no site (cinex.art.br) ou na bilheteria do local, e você ainda pode optar pelo passaporte.
Participações especiais
Antes do início do evento, o cinema recebeu o ator e diretor Selton Mello para o lançamento do livro ‘Eu Me Lembro’ em uma noite de autógrafos, que aconteceu no dia 31 de janeiro. O artista, que também é padrinho do evento, participou ainda de um bate-papo com o público no dia 1 de fevereiro, onde falou sobre sua carreira no cinema, direção e atuação no audiovisual.
O músico e ator Paulo Miklos, ex-vocalista do grupo Titãs, também esteve presente no evento no dia 4 de fevereiro, para discutir a diversidade de sua notável carreira, cinema e musicalidade. O artista também realizou um pocket show nas dependências do cinema CineX.
O ator e dublador Thiago Lacerda também participou, com um bate-papo no dia 7 de fevereiro. O artista trouxe sua vasta experiência profissional para Goiânia, onde discutiu sua atuação na televisão e no cinema brasileiro.
Outro bate-papo de destaque foi com a atriz Lucélia Santos, que ocorreu na última segunda-feira (12). Reconhecida por sua atuação em grandes novelas, a artista também possui grandiosa experiência no teatro e no cinema.
Mostra de Cinema ‘O Amor, a Morte e as Paixões’
Criada em 2001 pelo professor de Cinema da Universidade Federal de Goiás Lisandro Nogueira, a primeira edição contou apenas com 17 filmes. Desde o início, a mostra já reuniu mais de 300 mil pessoas, em inúmeras sessões e um público cativo à sétima arte.
“Como sempre, o público pode aguardar por produções selecionadas com muito carinho e atenção. Chegar até aqui é um feito gigante, pois nos traz a certeza de que estamos levando o melhor do cinema ao público goiano”, ressalta Lisandro Nogueira.
Considerado um dos eventos culturais mais aguardados pelos goianienses, a edição de 2024 contou com a exibição de curtas e longas-metragens, que vão desde filmes goianos até os mais requisitados para o Oscar 2024 e premiados em grandes festivais mundiais. Seu catálogo conta com diversos gêneros e propostas estéticas cinematográficas, que prometem oferecer muitas reflexões, debates e entretenimento.
“A mostra destaca-se por oferecer uma experiência cinematográfica enriquecedora à população goiana. Essa iniciativa não apenas entretém, mas também educa, elevando o nível intelectual das pessoas, promovendo a diversidade cultural”, destaca a produtora Gabriela Cardoso.