Vacinação contra dengue começa em Goiânia
As doses estão disponíveis nas 72 salas de vacinas da capital das 8h às 17h e se destinam a crianças de 10 e 11 anos
A vacinação contra a dengue começou nesta quinta-feira (15) para crianças de 10 e 11 anos. Ao todo, foram 34.234 doses da vacina Qdenga que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) recebeu na última sexta-feira (9), com cada frasco contendo uma dose de 0,5ml. O número de doses é o mesmo de crianças nesta faixa etária, conforme dados do IBGE, sendo 17.156 com 10 anos e 17.078 com 11 anos. As doses estarão disponíveis nas 72 salas de vacinas da capital goiana das 8h às 17h.
Inicialmente, a vacinação seria para crianças de 10 a 14. Porém, devido à quantidade limitada de doses disponibilizadas pelo laboratório ao Ministério da Saúde, a entidade reduziu a faixa etária para 10 e 11 anos. Para aplicação da vacina, os pais ou responsáveis devem acompanhar as crianças e apresentar documentos pessoais e o cartão de vacinação. São mais de 70 postos de vacinação em toda a cidade. Além disso, a Prefeitura de Goiânia também estuda fazer um cronograma de vacinação nas escolas.
Estado de emergência
Em 2024, Goiás está em situação de emergência por doenças infecciosas virais. Atualmente, o estado vivencia um surto de casos de doenças provocadas pelo mosquito Aedes Aegipty, com o aumento expressivo no número de casos de dengue. De acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), o estado já possui quase 30 mil casos notificados da doença, um aumento de 99% em relação ao mesmo período de 2022. Além disso, seis pessoas já faleceram em virtude do vírus.
Portanto, o Governo de Goiás está trabalhando na melhor forma de proteção contra a doença. Conforme a SES-GO divulgou, o estado recebeu 72.818 mil doses da vacina contra a dengue (Qdenga). Nos 246 municípios goianos, crianças de 10 e 11 anos serão o primeiro grupo a receber o imunizante. Contudo, cidades com mais de 100 mil habitantes e alta transmissão da dengue tipo 2 terão prioridade na vacinação. Ao todo, serão duas doses, que terão um intervalo de três meses entre as aplicações.
Vacina e eficácia
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro da vacina Qdenga em março de 2023. A farmacêutica japonesa Takeda é quem produz o imunizante vivo atenuado, que não causa a doença. A vacina é composta pelos quatro sorotipos vivos do vírus da dengue: DEN1, DEN2. DEN3 e DEN4.
Qualquer um dos quatro sorotipos de dengue (1, 2, 3 e 4) pode produzir infecções assintomáticas ou quadros leves, graves e até mesmo óbitos. Para o vírus da dengue tipo 1, a eficácia da vacina é de 69,8 %. Já para o vírus da dengue tipo 2, é de 95,1 %. Para o vírus da dengue do tipo 3, a eficácia da Qdenga é de 48,9%. Para o vírus da dengue tipo 4 , a eficácia do imunizante é de 51%.