Felipe Meligeni e Matheus Pucinelli jogam por vagas na chave principal
Brasileiros venceram a primeira rodada do quali e podem garantir recorde de tenistas do país na chave principal
A chave principal do Rio Open pode ter mais dois brasileiros. Felipe Meligeni e Matheus Pucinelli jogam neste domingo (18), a partir das 16h, no Jockey Club Brasileiro, com a chance de pela primeira vez um tenista da anfitrião furar o Qualifying do torneio ATP 500 carioca. Se algum deles passar, será o maior número de brasileiros na chave principal de simples.
Meligeni enfrenta o argentino Juan Manuel Cerundolo às 16h na Quadra Guga Kuerten depois de vencer na estreia o eslovaco Alex Molcan por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 6/3. Ele ainda não tinha ganhado jogos em simples no maior torneio da América do Sul.
“Bem especial para mim, eu venho jogando há alguns anos o Rio Open e nunca tinha ganho um jogo de simples aqui. Foi um jogo muito bom desde o começo, consegui impor meu ritmo, bastante intensidade, bastante peso de bola, acho que incomodei ele desde o começo do jogo”, disse Meligeni antes de projetar a decisão da vaga na chave.
“(Cerundolo) é um jogador bem difícil, conheço ele muito bem, não jogamos, mas conheço muito, treinamos muitas vezes, então sei que vai ser um jogo muito difícil, com as condições que ele gosta bastante, mas eu também, jogando em casa, vou tentar usar isso ao meu favor, como usei hoje e dar o meu melhor”.
Matheus Pucinelli decide a vaga na chave principal contra o francês Corentin Moutet, depois de bater o top 100 espanhol Pedro Martinez por 2 sets a 0, com 6/2 6/3. Ele sentiu cãibras ao final do jogo, mas conseguiu concluir a vitória e ficar a um passo da chave principal.
“Foi um jogo bem duro, bem intenso, o Pedro vende muito caro, um espanhol, e eu consegui jogar muito bem, dominar o jogo inteiro e isso me exigiu uma intensidade alta e eu também não estou tão acostumado a jogar com um top 100, então para mim foi uma baita experiência. Muito feliz, consegui fazer isso por duas horas e agora no finalzinho eu senti um pouco de cãibras ali, acho que também junto com uma tensão de fechar um jogo em casa, mas tudo normal, consegui lidar bem, ponto a ponto, mesmo com a situação”, disse Pucinelli.
“Tenho que fazer o meu, olhar para o meu lado da quadra e basicamente isso, fazer o meu jogo, que eu vou entrar com muita vontade de ganhar, que isso é o mais importante”, concluiu.
João Fonseca e Marcelo Zormann estão a uma vitória da chave de duplas
Pelo Qualifying de duplas, o carioca João Fonseca e o paulista Marcelo Zormann avançaram para a rodada final e estão a uma vitória da chave principal. Os brasileiros derrotaram a dupla francesa Theo Arribage e Luca Sanchez por duplo 6/4 e neste domingo jogam contra o alemão Yannick Hanfmann e o peruano Juan Pablo Varillas, por um lugar entre as 16 duplas do torneio.