O Hoje, O melhor conteúdo online e impresso - Skip to main content

domingo, 11 de agosto de 2024
PublicidadePublicidade
Dengue

Governo de Goiás alerta sobre os riscos da automedicação em casos de suspeita de dengue

Goiás já registra mais de 15 mil casos confirmados da doença e 6 óbitos este ano

Postado em 18 de fevereiro de 2024 por Vitória Bronzati
Automedicacao em casos suspeitos de dengue pode levar a morte 2
Automedicação pode ser fatal

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), alerta para os perigos da automedicação em casos de dengue. Medicamentos como AAS (ácido acetilsalicílico) e paracetamol podem piorar o quadro de saúde dos infectados pelo vírus e levar à morte.

“O AAS é um antiplaquetário que vai agir nas plaquetas, e a dengue é uma diminuição das plaquetas. A coagulação fica comprometida e pode levar ao agravo da doença e até mesmo à morte”, alerta Viviane Troncha Martins, gerente de assistência farmacêutica da SES-GO.

O paracetamol também é um risco, pois a dengue atinge o fígado e há alteração das enzimas hepáticas. “Combinado ao uso desse medicamento, a situação pode se agravar”, explica Viviane.

No caso de suspeita ou confirmação da doença a recomendação é hidratar-se e quanto antes buscar uma unidade básica de saúde. “Nós recomendamos a ingestão de água e soro caseiro, além de evitar refrigerante e suco, por questões de açúcar. O ideal é manter a água, que nunca é demais, e dependendo do caso, é indicado o cloreto de sódio injetável, possível somente com indicação médica”, afirma a gerente.

Veja também