O Hoje, O melhor conteúdo online e impresso - Skip to main content

sábado, 10 de agosto de 2024
PublicidadePublicidade
Reforma

Lula propõe reformulação da ONU e de instituições financeiras na Cúpula do G20

Rio de Janeiro será palco de debate sobre mudanças na governança global em novembro

Postado em 18 de fevereiro de 2024 por Vitória Bronzati
53534381041 07890e0e22 o
Cúpula do G20 será realizada em novembro no Rio de Janeiro e reunirá as 19 maiores economias do mundo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva aproveitou sua participação na Cúpula da União Africana para defender uma reformulação da Organização das Nações Unidas (ONU) e das instituições financeiras internacionais. Em discurso proferido neste domingo (18), Lula destacou a necessidade de encontrar soluções para a crise na governança global, com foco no combate à pobreza e à desigualdade.

O presidente brasileiro questionou o papel de instituições como o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial, sugerindo que a dívida dos países pobres seja convertida em investimentos em desenvolvimento. Para Lula, a Cúpula do G20, que será sediada no Rio de Janeiro em novembro, será o momento ideal para debater estas questões.

Na oportunidade, Lula criticou a estrutura da ONU, que, segundo ele, não tem sido capaz de cumprir seus objetivos. O presidente defendeu a democratização da organização, com a inclusão de mais países no Conselho de Segurança e o fim do direito de veto

Cúpula do G20 será oportunidade

A Cúpula do G20 reunirá os líderes das 19 maiores economias do mundo, além da União Europeia e da União Africana. O evento será realizado entre os dias 15 e 16 de novembro, no Rio de Janeiro, e será uma oportunidade para debater os principais desafios globais, como a crise climática, a segurança alimentar e a desigualdade social.

Veja também