O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quarta-feira, 20 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
Recolhimento de Veículos Abandonados

Carros abandonados em Goiás serão removidos pelo Detran-GO

Outros 69 pontos de Goiás também contaram nesta ação para o desmanche

Postado em 21 de fevereiro de 2024 por João Reynol
O órgão lembra que

O Departamento de Trânsito de Goiás (Detran-GO) anunciou nesta terça-feira (20) o recolhimento de veículos abandonados em cidades goianas como no município de Silvânia, a 86 quilômetros da Capital. De acordo com o órgão, foram doze carcaças recolhidos de veículos abandonados por agentes do departamento que estavam espalhados em quatro locais nas vias públicas e calçadas da cidade.

Segundo o titular da pasta, Delegado Waldir Soares em nota, afirma que a remoção dos carros abandonados em ruas e calçadas tem o objetivo de diminuir possíveis focos para o surgimento de criadouros de surgimento de criadouros do mosquito Aedes Aegypti, vetor de doenças como dengue, zika e chikungunya, que tem crescimento de casos a nível estadual, além da presente situação de epidemia da doença. Além disso, carcaças e entulhos podem ser abrigos de animais peçonhentos como escorpiões, lacraias e cobras em que a picada pode ser mortal para crianças e pessoas com imunossupressão.

“A saúde pública também é uma preocupação do Detran e as carcaças e veículos abandonados, em razão das chuvas, podem se transformar em local propício para o mosquito se alastrar. Somos parceiros na luta contra a dengue”, afirma Delegado Waldir.

Sobre isso, foi divulgado pelo jornal O Hoje no dia 22 de janeiro de 2024 sobre a remoção de mais de 30 carcaças abandonadas em um pátio de ginásio no município de Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana de Goiânia. Além disso, outros 69 pontos de Goiás também contaram nesta ação para o desmanche.

De acordo com a pasta, o descarte irregular de veículos é uma infração de trânsito que consta no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) em que o veículo abandonado, deteriorado ou acidentado deverá ser enviado para o depósito que fará o devido encaminhamento. Caso o cidadão identifique um veículo ou carcaça abandonada, pode entrar em contato com o órgão, pelo número 154, que enviará uma viatura caracterizada para avaliar a situação.

O órgão lembra que, no primeiro momento, a Patrulha Detran orienta os empresários e proprietários sobre os veículos e carcaças localizados nas ruas, em frente a empresas, lojas e residências, seja fornecido um um prazo de 24h para corrigir as irregularidades dos veículos descartados. 

Caso o indivíduo recuse a correção, o Detran-GO fará a autuação do proprietário e a imediata remoção ao pátio público. Em seguida, é aberto um processo administrativo, tanto para pessoa física, como para jurídica, gerando multas que podem variar de R$ 2 mil a R$ 5 mil, independente da infração administrativa de trânsito.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também