Comitiva do Brics visita Aparecida e aproxima mais Vilmar de empréstimo
Visita, feita na tarde desta terça, aumenta expectativa sobre empréstimo multimilionário para obras da cidade
O empréstimo multimilionário que tanto o prefeito de Aparecida, Vilmar Mariano, o Vilmarzinho (MDB), e sua equipe almejam, pode chegar a qualquer momento na conta da prefeitura. O riso do prefeito e da equipe econômica era tamanho na tarde desta terça-feira (20) durante visita da comitiva do Novo Banco de Desenvolvimento – instituição financeira do bloco econômico que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (BRICS). O encontro foi realizado na Cidade Administrativa Maguito Vilela.
Durante coletiva de imprensa, o prefeito Vilmar Mariano parecia bem otimista. “Esse empréstimo de 150 milhões de dólares vai fazer com que nós possamos asfaltar 100% das ruas da nossa cidade. Desses 150 milhões nós fizemos 30 milhões de contrapartida da cidade de Aparecida”, disse o chefe do executivo.
“O principal objetivo desse empréstimo é incluir os bairros que não tem asfaltamento que 21%, mas também tem escolas, um parque, serão pontes, bueiros, viadutos que serão construídos”, disse, ainda, o prefeito. “O pagamento do empréstimo se dará no andamento das obras, então a gente tem no momento uma carência de 66 meses e a partir do sexto mês vamos começar a fazer o pagamento para o ano”, emendou Vilmar Mariano a repórteres ao lado de membros da comitiva.
A cidade de Aparecida de Goiânia, segundo ele, é “muito grande” e precisa de investimento. “Ele vai concretizar exatamente o que o povo de Aparecida sonhou, o que o Maguito sonhou, o que Gustavo sonhou, Norberto e eu sonhei que é asfaltar 100% da cidade. Então, vamos começar a concretizar agora após o período de chuva”, prometeu o prefeito.
“Aparecida de Goiânia é um município importantíssimo pro Brasil, principalmente para a região centro-oeste porque é um município que cresce a taxas impressionantes, tanto na economia quanto em termos populacionais”, diz Alexandre Takahashi, profissional Sênior do escritório regional das américas do banco New Development Bank (NDB)
Desde o início das tratativas, Alexandre diz reconhecer a importância e necessidade de investimentos em infraestrutura. “O foco do NDB é infraestrutura, investimento em infraestrutura para melhorar a qualidade de vida das populações, então quando a prefeitura chegou com essa proposta, identificamos que estava totalmente alinhado com o mandato do banco”, relata Alexandre.
“A execução de projetos de infraestrutura com financiamento externo foi fundamental para nossa avaliação, para a aprovação desse projeto que teve investimento da China e de outros países da Ásia, por exemplo, possam vir investir aqui. Com certeza, impulsiona esse interesse e abre mais uma frente de possíveis investimentos também privados na cidade”, afirmou Alexandre.
O prefeito Vilmar Mariano ainda explicou que, a partir de agora, o processo passa pela “etapa doméstica”, ou seja, “o banco já avaliou nosso empréstimo e está tudo certo lá com o BRICS e no outro lado do mundo que é a China”. “Agora o que precisamos é passar pelo Tesouro Nacional. Está faltando uma certidão que já enviamos e agora vai pro Senado [Federal]”, completou Vilmar.