Goiás tem a maior atividade econômica da história
Goiás também se destacou como o segundo estado que mais cresceu, segundo os índices divulgados, ficando atrás apenas do Paraná, que registrou um crescimento de 7,8% em 2023
Em dezembro do ano passado, o estado de Goiás registrou a maior atividade econômica já observada desde o início da série histórica em 2003. De acordo com o Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR) divulgado pelo Banco Central do Brasil (BCB), Goiás apresentou um crescimento de 6,1% na variação acumulada durante o ano, alcançando o nível mais alto em 13 anos. Esse desempenho superou significativamente a média nacional para o mesmo período, que foi de 2,4%.
Goiás também se destacou como o segundo estado que mais cresceu, segundo os índices divulgados, ficando atrás apenas do Paraná, que registrou um crescimento de 7,8% em 2023. Além disso, o crescimento goiano superou a média da região Centro-Oeste, que foi de 5,8%.
O governador Ronaldo Caiado enfatizou a importância da gestão ao comentar sobre o bom desempenho da atividade econômica do estado. Ele ressaltou que quando o estado é bem gerido e o dinheiro público é respeitado, os resultados positivos refletem na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos goianos.
Adriano da Rocha Lima, Secretário-Geral de Governo, também destacou os excelentes resultados alcançados por Goiás, mantendo-se acima da média nacional. Ele atribuiu esse desempenho aos investimentos estratégicos realizados pela gestão, que contribuíram para o crescimento econômico do estado.
Erik Figueredo, diretor-executivo do Instituto Mauro Borges (IMB), enfatizou que o número divulgado no índice consolida todas as estimativas realizadas ao longo do ano. Ele expressou a expectativa de confirmar um crescimento próximo de 6% com a divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) estadual.
Em termos de variações, Goiás registrou um aumento de 11,7% na variação mensal interanual, comparando dezembro de 2023 com o mesmo mês do ano anterior. Enquanto isso, a média brasileira para o mesmo período foi de 1,4%. Na variação mensal com ajuste sazonal, no comparativo entre dezembro e novembro de 2023, Goiás registrou um aumento de 1,9%, em contraste com 0,8% do Brasil.