O Hoje, O melhor conteúdo online e impresso - Skip to main content

sábado, 10 de agosto de 2024
PublicidadePublicidade
Sem brilho

Brasil estaria sendo ofuscado no G20 por causa de ‘gafes’ de Lula, avalia The Economist  

“Houve (…) demonstrações de falta de jeito e lealdades duvidosas”, afirma a revista

Postado em 28 de fevereiro de 2024 por Isadora Miranda
53536766080 0a1f660c50 k
“Houve (...) demonstrações de falta de jeito e lealdades duvidosas”

Segundo a revista britânica “The Economist”, as últimas declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estariam “ofuscando” o brilho do Brasil na visão do G20. As falas são, ainda, chamadas de “gafes”. É afirmado, também, que o Brasil ainda “não decidiu” que tipo de país será.  

“Estas inconsistências correm o risco de enfraquecer o efeito global da política externa de Lula, afirma Rubens Ricupero, antigo embaixador brasileiro. Lula quer que o Brasil seja tudo para todas as pessoas: um amigo do Ocidente e um líder do Sul global, um defensor do meio ambiente e uma potência petrolífera global, um promotor da paz e um aliado dos autocratas. O Brasil pode muito bem estar de volta, mas o papel que desempenha no cenário mundial é mais obscuro do que deveria ser”, diz a matéria.  

Em concordância com o artigo, o Brasil foi descrito como um país que, nos últimos 4 anos, teria sido excluído internacionalmente, citando o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) como um “populista de extrema-direita”. 

Veja também