Com dois brasileiros no grid, Qatar abre temporada 2024 do WEC
Augusto Farfus e Nicolas Costa são os representantes do país na etapa que dará início ao calendário com oito etapas e terá como novidade a Rolex 6 Horas de São Paulo, em 14 de julho
O campeonato dos carros mais cobiçados do mundo está prestes a iniciar uma das suas temporadas mais importantes. O FIA WEC abre o calendário de 2024 entre quinta-feira e sábado (29/02 e 02/03) e acelera em Doha, capital do Qatar, para a primeira etapa da competição. A prova “Qatar Airways 1.812 Km do Qatar” será disputada no Lusail International Circuit, reunirá as marcas mais icônicas do automobilismo apresentará números superlativos: 37 carros, 14 marcas diferentes, 19 hypercars (os supercarros) e 18 bólidos da nova categoria LMGT3, além de 111 pilotos de 29 nacionalidades diferentes. Entre eles, dois brasileiros estão confirmados para fazer de forma integral a 12ª temporada da história do Mundial de Endurance: o paranaense Augusto Farfus e o carioca Nicolas Costa, ambos inscritos para o grid da LMGT3.
A etapa de abertura da temporada 2024 do Mundial de Endurance terá transmissão ao vivo do Grupo Bandeirantes pelo canal por assinatura Bandsports (largada das 5h às 5h50, das 8h45 às 13h45 e chegada das 14h45 às 15h), plataforma digital Bandplay e o canal Esporte na Band, no YouTube. Na TV aberta, a Band realizará a cobertura jornalística do campeonato, tal qual as emissoras de rádio do Grupo.
A abertura do campeonato acontece dois dias depois do Prólogo, os testes de pré-temporada que foram realizados entre segunda e terça-feira também no Qatar, na pista de 5.418 metros e 16 curvas, percorridas em sentido horário. Será a primeira vez que o país cravado no Oriente Médio vai receber o FIA WEC, dando início a um contrato de seis anos de duração.
O número 1.812 Km, destacado no nome oficial da etapa, tem um significado especial: 18 de dezembro (18/12) representa o Dia Nacional do Qatar, em alusão à fundação e unificação do estado qatari, em 18 de dezembro de 1878, sob liderança do Sheikh Jassim bin Mohammad bin Thani, que estabeleceu os princípios da história moderna do país. A emblemática data também marcou a final da Copa do Mundo FIFA de 2022, outro evento de grande envergadura realizado no Qatar.
Um dos pontos altos da temporada é a quantidade de marcas presentes na pista, um recorde na história do automobilismo mundial: estão inscritas Porsche, Lamborghini, Ferrari, Toyota, McLaren, Peugeot, Aston Martin, BMW, Cadillac, Corvette, Ford, Isotta Fraschini, Alpine (Renault) e Lexus, em cenário que comprova o enorme crescimento do FIA WEC.
Muitas novidades
Dono do título de Fórmula 1 em 2009 com a BrawnGP, o britânico Jenson Button disputou as 24 Horas de Le Mans no ano passado com um projeto que levou a Nascar para La Sarthe. Hoje com 44 anos, Button fará sua primeira temporada completa no FIA WEC em 2024, sendo piloto de um dos dois trios da equipe Hertz Team JOTA, uma das sensações do Prólogo. Button vai acelerar o Porsche 963 #38 ao lado do dinamarquês Oliver Rasmussen e do inglês Phillip Hanson.
Nyck de Vries é um rosto conhecido no Mundial de Endurance, mas ao mesmo tempo também representará uma novidade na temporada. Holandês de 29 anos, campeão da Fórmula 2 (2019) e da Fórmula E (2021), o piloto será a única cara nova em 2024 na tripulação convocada pela campeã Toyota.
Os Hypercars terão nas suas fileiras marcas que farão sua estreia no Mundial de Endurance. Uma delas é a BMW, que em associação com a belga Team WRT vai colocar dois M Hybrid V8 na pista. A Alpine, divisão esportiva de competição da Renault, estreia projeto nos Hypercars e traz dois protótipos A424 na temporada. Um deles terá na tripulação outra cara nova: aos 24 anos, Mick Schumacher busca novos horizontes na sua carreira e vai trilhar o caminho das corridas de resistência.
O novo campeonato vai marcar também as estreias da Lamborghini — em aliança com a equipe Iron Lynx. Outra marca italiana inscrita na categoria é a Isotta Fraschini, que traz o mais jovem entre os pilotos inscritos nos Hypercars em 2024: o canadense Antonio Serravalle, de somente 21 anos. Na lista das novidades nos superprotótipos aparece também o britânico Callum Ilott, de 25 anos. Depois de duas temporadas na Fórmula Indy, o ex-membro da Ferrari Driver Academy vai ser um dos pilotos do Porsche 963 #12 do Hertz Team JOTA, equipe que liderou o primeiro dia do Prólogo.
As atividades de pista no começo da semana em Lusail atraem grande expectativa sobre o desempenho da Porsche Penske Motorsport. O Porsche 963 #5 guiado por Frédéric Makowiecki, Matt Campbell e Michael Christensen foi o mais rápido do Prólogo entre os Hypercars, estabelecendo como melhor tempo 1min40s404 na noite da última terça-feira.
Uma lenda e dois brasileiros
Uma das principais novidades para 2024 no Mundial de Endurance é a classe LMGT3, baseada nos modelos GT3 de competição, o que atraiu o interesse de muitas equipes e marcas. E também de pilotos consagrados e lendas das pistas.
Ícone do motociclismo e multicampeão mundial de MotoGP, Valentino Rossi vai fazer sua estreia no FIA WEC como um dos pilotos do Team WRT. Desde que deixou as competições sob duas rodas, o italiano participou de provas de longa duração correndo com a equipe belga. Em 2024, o italiano — que completou 45 anos no último 16 de fevereiro — dá um passo além na sua trajetória correndo de carro e vai guiar o BMW M4 LMGT3 com o número que o eternizou: o 46. “Vale”, como é chamado pelos companheiros e fãs, será um dos colegas de box do brasileiro Augusto Farfus, de 40 anos, que regressa para o Mundial de Endurance em tempo integral nesta temporada. O experiente curitibano correrá com a BMW M4 LMGT3 #31.
A abertura do campeonato também marca a entrada de uma marca icônica e vitoriosa. A McLaren é uma das novidades no grid da LMGT3 e vai alinhar com dois 720S GT3 Evo em parceria com a equipe United Autosports, chefiada por Zak Brown, CEO da McLaren. E um dos pilotos que vai conduzir os carros da famosa montadora no Mundial de Endurance é o carioca Nicolas Costa, de 32 anos, que pilotará o bólido #59. Campeão da Porsche Carrera Cup no ano passado, o brasileiro vai estrear no FIA WEC depois de deixar excelente impressão no Prólogo, no qual liderou uma das sessões. A McLaren foi a mais rápida dos testes de pré-temporada entre os LMGT3.
Uma outra novidade diz respeito a um laureado sul-americano. Campeão mundial e vencedor das 24 Horas de Le Mans, o argentino José María ‘Pechito’ López mudou de categoria e vai disputar a classe LMGT3 com o Lexus da equipe francesa Akkodis ASP Team ao lado do japonês Takeshi Kimura e do francês Esteban Masson.