O Hoje, O melhor conteúdo online e impresso - Skip to main content

domingo, 11 de agosto de 2024
PublicidadePublicidade
Segurança

Prefeitura retira 20 toneladas de fios de postes no Setor Sul

Em cinco setores, foram retiradas 53 toneladas de fiação. Com os trabalhos no Setor Sul, a soma chega a 73 toneladas.

Postado em 4 de março de 2024 por Alexandre Paes
11 abre 1 5
Em cinco setores

Apenas na última semana, equipes da prefeitura de Goiânia retomaram as atividades do programa Cidade Segura no Setor Sul. Apenas a última etapa retirou 20 toneladas de fios mortos, excedentes e em desuso dos postes do bairro. A iniciativa é fruto de uma parceria com o Ministério Público de Goiás e empresas de telecomunicações, contando com apoio da Equatorial.

O Cidade Segura passou por todos os postes do setor, regularizando a fiação a fim de diminuir a quantidade de fios, além de identificá-los, visando a segurança da população goianiense e contribuindo com a estética urbana. 

O secretário de Governo, Jovair Arantes, avaliou as atividades do Programa. “A Segov é responsável pela coordenação e fiscalização do andamento das ações, as quais fazemos com muito empenho. Mantemos contato direto e diário com todos os parceiros, recebemos demandas da população, analisamos as necessidades e definimos todo o cronograma”, explicou.

“Ainda há muito a ser feito, tendo em vista que o Cidade Segura passará por todos os bairros da Capital, mas, quando entramos em um setor, por mais que demande certo tempo, fazemos o trabalho com atenção e qualidade, cumprindo a determinação do prefeito Rogério de executar tudo com excelência”, frisou Jovair.

Apesar da pressa em resolver a questão da fiação excedente nos postes da Capital, situação que se estende por décadas, o trabalho deve ser feito com cuidado, evitando transtornos à população e respeitando as variações climáticas de Goiânia.

Mais de 73 toneladas

O Cidade Segura foi lançado em agosto de 2023 e assistiu, até o fim de fevereiro de 2024, seis bairros da Capital. O próximo bairro que receberá a equipe de trabalho será o Centro, ainda no início de março, e integrará as ações do Programa Centraliza, que tem como objetivo a requalificação do Setor Central.

O Programa Cidade Segura teve seu projeto piloto nos bairros Jardim Europa, Jardim Planalto e Vila União, na Região Sudoeste de Goiânia, e Vila Mutirão I e II, na Região Noroeste. Nos cinco setores, foram retiradas 53 toneladas de fiação. Com os trabalhos no Setor Sul, a soma chega a 73 toneladas.

Todos os fios recolhidos são armazenados pela Comurg. Ao fim das atividades das empresas de telecomunicações na região, ocorre a pesagem oficial, divisão por igual e distribuição do material entre as cooperativas de catadores de recicláveis, que dão a destinação correta à fiação excedente.

Veja também