Oportunidades de formação em artes circenses em Goiânia
Cia Catavento oferece cursos e oficinas gratuitas, com ênfase em turmas dedicadas a mulheres, público LGBTQIAPN+ e pessoas negras
Profissionais e amantes das artes circenses terão uma série de oportunidades de formação neste ano em Goiânia. Neste mês, a Cia Catavento abre uma agenda com várias atividades de formação gratuitas. Estão abertas inscrições para uma turma de circo voltada para o público LGBTQIAPN+ e pessoas negras, bem como um curso de planejamento estratégico profissional para mulheres do circo. Além disso, serão oferecidas oficinas de iniciação circense e flexibilidade, com vinte vagas para cada. Todas as ações acontecem na sede da Cia Catavento, no Setor Bela Vista.
Curso para o público LGBTQIAPN+ e pessoas negras
A turma de circo da Catavento abre espaço para a diversidade com um novo curso voltado exclusivamente para o público LGBTQIAPN+ e pessoas negras. Essa iniciativa visa proporcionar um ambiente inclusivo e acolhedor para aqueles que muitas vezes não se sentem representados em atividades tradicionais.
As inscrições estão abertas até quinta-feira (7) e serão oferecidas dez vagas. O curso conta com financiamento da Lei Paulo Gustavo e as aulas estão programadas para acontecer a partir deste mês até julho, todas as terças e quintas-feiras, das 15h30 às 16h30, com início marcado para o dia 12 de março. Para se inscrever, basta acessar o formulário online disponível no link, até o dia 7 de março.
“Nossa comunidade circense é um espaço seguro e acolhedor e acreditamos que a Catavento é um espaço não só para aprender habilidades circenses, mas também de comprometimento com a inclusão e respeito à individualidade de cada. Aqui o preconceito passa longe!”, comenta o diretor Felipe Nicknig sobre essa turma.
Curso de planejamento estratégico profissional para mulheres do circo
Já o curso de planejamento estratégico profissional para mulheres do circo tem quatro vagas. Essa atividade começa no dia 15 de março e segue até agosto. As pessoas interessadas devem se inscrever até o dia 11 de março via formulário online no link. Este curso também conta com financiamento da Lei Paulo Gustavo e oferece uma oportunidade para que as mulheres explorarem suas habilidades circenses.
“Neste curso, as mulheres vão aprender como organizar rotina de treino/ensaio, opções para se profissionalizar em escolas e como se preparar, como elaborar um projeto cultural, como elaborar currículo e portfólio, aulas de inglês e ainda terão orientação e acompanhamento para a criação de um número (cena, figurino, maquiagem e música)”, explica Nicknig.
Oficinas de iniciação circense e flexibilidade
Além dos cursos mencionados, serão oferecidas oficinas de iniciação circense e flexibilidade, com vinte vagas para cada. As oficinas recebem apoio financeiro do Programa de Apoio e Ações Continuadas da Funarte. A primeira acontecerá no dia 8 de março, das 14h às 16h, e a segunda no dia 9 de março, no mesmo horário.
A oficina de iniciação circense é uma oportunidade de conhecer melhor o universo do circo e explorar habilidades. Já a oficina de flexibilidade vai ser oferecida pela professora Mellina Fioretti. A prática do alongamento e da flexibilidade no dia a dia pode ajudar a melhorar a postura, aumentar a amplitude de movimentos, além de prevenir lesões. A flexibilidade não é apenas sobre tocar os dedos dos pés ou fazer movimentos extravagantes, mas sobre descobrir o potencial, encontrando liberdade e vitalidade nos movimentos.
Para as duas oficinas, as pessoas interessadas devem se inscrever pela plataforma (sympla.com). As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição.