quarta-feira, 21 de outubro de 2026
'Não vai entrar em Portugal"

Líder da extrema-direita de Portugal proíbe Lula de entrar no país: ‘vai para uma cadeia’

André Ventura, líder do partido Chega, afirmou que, se vier a tornar-se primeiro-ministro, vetará a participação de brasileiros nas celebrações do 50º aniversário da Revolução dos Cravos, que acontece no final de abril

Isadora Mirandapor em
Líder da extrema-direita de Portugal proíbe Lula de entrar no país: ‘vai para uma cadeia’
André Ventura

Na reta final das eleições em Portugal, o líder do partido de ultradireita Chega, André Ventura, fez declarações polêmicas durante comícios eleitorais. Ventura afirmou que, se eleito primeiro-ministro, proibirá a entrada do presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva no país para as comemorações dos 50 anos da Revolução dos Cravos, em 25 de abril. Além disso, ameaçou prender Lula caso insista na visita, recebendo aplausos dos presentes.

“Se o Chega vencer as eleições legislativas, a 25 de abril de 2024, o senhor presidente do Brasil, Lula da Silva, não vai entrar em Portugal”, declarou Ventura. Ele também provocou Lula, mencionando sua prisão anterior, e afirmou que “corruptos já temos cá muitos, não precisamos que venham mais de fora”.

Ventura ainda expressou o desejo de limitar a entrada do primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, em Portugal, sugerindo que ele só será permitido entrar quando necessário. Em 2023, durante a visita oficial de Lula a Portugal, o Chega organizou um protesto em frente ao Parlamento luso contra sua presença, chegando a interromper o discurso do presidente brasileiro com barulhos e batidas nas mesas.

Apesar do tom assertivo de Ventura, as pesquisas de intenção de voto indicam que suas chances de se tornar primeiro-ministro são limitadas, com o Partido Socialista e a coalizão liderada pelo PSD disputando a liderança. No entanto, o Chega deve sair fortalecido das eleições, consolidando sua posição como a terceira força política no Parlamento português. Isso pode complicar a formação do próximo governo, já que o líder do PSD declarou que não pretende incluir o Chega nas negociações para o Executivo, embora uma votação expressiva possa mudar essa perspectiva.


Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

Itamaraty acusa Milei de ingerência externa após ataques ao sistema eleitoral brasileiro

ELEIÇÕES 2026

Itamaraty acusa Milei de ingerência externa após ataques ao sistema eleitoral brasileiro

Chancelaria brasileira classifica declarações do presidente argentino como ingerência externa; te...
Disputa pelo comando da Alego expõe articulações dentro da base governista

Legislativo Goiano

Disputa pelo comando da Alego expõe articulações dentro da base governista

Daniel Vilela (MDB) reuniu deputados aliados no Palácio, enquanto parlamentares se movimentam pela ...
Campanha de Lula pede checagem de fatos no último debate da TV Globo

Eleições 2026

Campanha de Lula pede checagem de fatos no último debate da TV Globo

Lula quer checagem de fatos no confronto final com Flávio Bolsonaro
Mãe de Flávio Bolsonaro publica vídeo de apoio ao filho; “Sei o filho que criei”

Segundo turno

Mãe de Flávio Bolsonaro publica vídeo de apoio ao filho; “Sei o filho que criei”

A cinco dias da eleição, mãe de Flávio Bolsonaro pede votos para o filho
Flávio Bolsonaro com sertanejos

Eleições 2026

“Tá todo mundo aqui apoiando a mudança”, diz Flávio Bolsonaro ao reunir sertanejos em Goiás

Encontro organizado pelo senador Wilder Morais, em Nerópolis, reuniu artistas como Gusttavo Lima, Z...
MPSP pede condenação de vereadora por transfobia contra Érika Hilton

transfobia

MPSP pede condenação de vereadora por transfobia contra Érika Hilton

Caso envolvendo Érika Hilton: MPSP pede retratação pública de Eduarda Campopiano
Flávio Bolsonaro

Eleições 2026

Flávio Bolsonaro promete retomar programa de incentivos fiscais para turismo e eventos

Programa criado no governo Jair Bolsonaro zerava tributos federais, mas foi encerrado após consumir...
Lula enviará PEC do transporte público gratuito para o Congresso nesta quarta (21)

Emenda à Constituição

Lula enviará PEC do transporte público gratuito para o Congresso nesta quarta (21)

O anúncio do presidente aconteceu em entrevista coletiva em São Luís (MA) nesta terça-feira (20)