Região da 44 é palco de ação conjunta das Forças de Seguranças do Estado
A operação acontece na manhã desta quarta-feira (13) no polo industrial
Na manhã desta quarta-feira (13), a Região da 44 é palco de uma operação conjunta das forças de segurança pública e do batalhão Maria da Penha. O objetivo da ação é fortalecer o enfrentamento à violência doméstica.
Na ocasião, os agentes distribuem panfletos informativos abordando as diversas manifestações da violência doméstica, bem como orientações sobre como as vítimas podem fazer uma denúncia. Além da conscientização, o esforço conjunto também visa capacitar as mulheres para identificar sinais de abuso e buscar ajuda de forma segura e eficaz.
A comunidade da região da 44 é incentivada a participar ativamente desta iniciativa, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. De acordo com a organização, o intuito é abranger tanto as mulheres que frequentam a área quanto aquelas que trabalham no comércio local.
O Coronel Evenir da Silva Franco Júnior, Superintendente de Ações e Operações Integradas da Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP-GO), pontua que a 44 foi escolhida para a realização da ação, por ser uma região de grande movimentação de pessoas. O intuito é que o assunto se propague para todo o Estado.
Evenir destaca ainda que é importante que a mulher saiba que existem meios de acesso para que elas possam pedir socorro e denunciar os agressores. “Essas mulheres podem acionar os canais de segurança da SSP e evitar que qualquer ameaça, qualquer agressão venha a acontecer e chegar a um feminicídio”, afirma.
Além dessa operação, outras ações voltadas para a conscientização sobre a violência contra a mulher neste mês de março são feitas por outros órgãos das forças de segurança, como a Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal e Corpo de Bombeiros. “Todas estão realizando ações por suas próprias iniciativas também em relação ao mês de março, ao mês da mulher” reitera o coronel.
O presidente da Associação Empresarial da Região da Rua 44 (AER44), Lauro Naves, destaca que a presença dos militares na região, que é extremamente importante para a economia tanto da capital, quanto do Estado, é algo que fortalece as mulheres. “Demonstra o compromisso contínuo das autoridades com a proteção dos direitos das mulheres e a promoção de um ambiente seguro e livre de violência”, declara.
O presidente salienta também que a 44 é uma região composta 80% por mulheres e isso envolve tanto quem trabalha no local, quanto as visitantes que vão comprar nas lojas do polo industrial. “É mais uma vez a gente levando segurança a todos os brasileiros que aqui frequentam e transmitindo as pessoas que vêm à região da 44, que nós temos a região mais segura do Brasil”, acrescenta.