Goiânia publica decreto que declara situação de emergência em decorrência da dengue
Medida assinada pelo prefeito Rogério Cruz (Republicanos) vale por 180 dias
A prefeitura de Goiânia publicou um decreto que declara situação de emergência de saúde pública em decorrência do aumento no número de casos de dengue na capital, na quarta-feira (13). A medida vale por 180 dias.
Segundo a prefeitura, a ação ocorre com base nos dados da nona edição do Boletim Epidemiológico Arboviroses da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Ao todo, 5.724 casos de dengue foram confirmados no município. Houve um aumento de 52,7% em relação à edição anterior, quando o registro foi 3.744 casos desde o começo do ano.
Em Goiás, são 131 de 246 municípios em situação de emergência. O Estado, inclusive, decretou emergência no último dia 3 de fevereiro.
De volta a capital, o decreto caracteriza a situação como epidemia, além do registro de um óbito que confirma Nível 3 de Emergência. Com isso, serão ampliadas ações preventivas e de combate ao vetor transmissor, o Aedes aegypti, em especial aquisição pública de insumos e materiais, bem como a contratação de serviços estritamente necessários ao atendimento da situação anormal, conforme a legislação.
Da mesma forma, a tramitação de processos referente à epidemia da dengue será em regime de urgência e prioridade em todos os órgãos e entidades da administração municipal. Também está prevista a contratação temporária de profissionais da saúde e a manutenção dos contratos temporários vigentes.