União comunica prefeitos e governadores sobre data do Concurso Unificado
Ofício enviado pela ministra Esther Dweck solicita que seja evitada a realização de grandes eventos no dia da prova, 5 de maio, para garantir segurança e logística necessárias ao certame
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) enviou ofícios aos governadores e prefeitos das cidades onde serão aplicadas as provas do Concurso Público Nacional Unificado, solicitando cooperação para garantir a segurança e a logística necessárias à realização do certame.
A correspondência, assinada pela ministra da Gestão, Esther Dweck, destaca a importância de evitar a realização de grandes eventos nas cidades onde o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) será realizado em 5 de maio, a fim de facilitar o deslocamento dos candidatos e garantir a segurança nos locais de prova.
São mais de 2 milhões de inscritos no CPNU, que será realizado simultaneamente em mais de 220 cidades do país, incluindo capitais e municípios de diversas regiões.
Além disso, a Fundação Cesgranrio, empresa aplicadora do concurso, em parceria com órgãos como a Secretaria de Segurança Pública do Ministério da Justiça e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, está em contato com as autoridades estaduais e municipais para tratar de questões logísticas e de segurança.
“Em Brasília, por exemplo, esse é o concurso que mais teve inscritos até aqui. São 220 mil candidatos do Distrito Federal. Precisamos prever a logística para esse dia”, afirmou a ministra.
Para viabilizar a logística e segurança do certame, uma rede de aplicação foi estabelecida conectando órgãos das administrações públicas federais e estaduais. Houve inclusive a integração com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJSP), Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Força Nacional (FN) e Secretarias de Segurança Pública Estaduais.
Ministério à disposição
No ofício endereçado aos governadores e prefeitos, a ministra Esther Dweck colocou a equipe do MGI à disposição para solucionar dúvidas e apresentar o modelo inovador de seleção adotado pelo CPNU.
“O apoio dos prefeitos e governadores é fundamental para o sucesso do concurso. Nossa meta não é apenas selecionar servidores públicos qualificados, mas também promover a democratização do acesso às vagas no setor público”, reiterou.
A prova do CPNU está agendada para o dia 5 de maio deste ano.